11. Relato de experiência no ensino superior: atividade avaliativa emancipatória

Autores

  • Viviani Anaya UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Resumo

Esta atividade avaliativa consubstanciada em uma pesquisa empírica descritiva de aplicação de conhecimento, de abordagem qualitativa, foi levada a efeito com alunos do 6º semestre do curso de Pedagogia, tendo como focos a análise da organização curricular implementada pela escola visitada; a prática pedagógica desenvolvida pelos professores, e a inter-relação dos objetivos propostos no currículo prescrito, analisado com a prática pedagógica desenvolvida nos espaços de aprendizagem. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, foi a metodologia de pesquisa determinada para a coleta, e o método indutivo foi o aporte utilizado para a análise dos dados coletados. Como sistematização, foi elaborado um relatório de pesquisa contendo: introdução, justificativa, descrição do campo, problematização, hipótese, metodologia, referencial teórico, conclusão e referências bibliográficas. As Teorias de Currículo fundamentaram a análise levada a efeito. O objetivo final foi o de identificar a funcionalidade do currículo implementado nas escolas visitadas.

Palavras-Chave: Currículo; Pesquisa Empírica; Prática Pedagógica.

 

Abstract: This evaluation activity embodied in a descriptive empirical research application of knowledge, a qualitative approach was carried out with students of the 6th semester of the Faculty of Education, focusing on the analysis of curricular organization implemented by the visited school; pedagogical practice developed by teachers, and the interrelationship of the proposed objectives in the curriculum prescribed, analyzed with pedagogical practice developed in learning spaces. The empirical research, of the qualitative nature, was the particular research methodology for the collection, and the inductive method was the knowledge used for data analysis. As systematization, we designed a research report containing: introduction, rationale, description of the field, questioning, hypothesis, methodology, theoretical framework, conclusion and references. The Curriculum Theories based the analysis carried out. The ultimate goal was to identify the curriculum functionality implemented in the schools visited.

Keywords: Curriculum; Empirical Research; Teaching Practice.

Biografia do Autor

Viviani Anaya, UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Mogi das Cruzes, Campus Villa Lobos/Lapa; Docente do Ensino Superior das Faculdades Sumaré, Avaliadora Adoc da Editora da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 4 ed., São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.

ALTET, Marguerite. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto: Porto Editora, 2000.

ANAYA, Viviani. Limites e possibilidades na ação docente: o uso do laptop na perspectiva 1:1. Encontro de Pesquisadores do Programa de Educação: Currículo. São Paulo: PUC, 2011.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. V. 3. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 7.ed., Rio de Janeiro: Paz e terra, 2000.

GALLO, Sílvio. Educação e interdisciplinaridade: Impulso, vol. 7, nº 16. Piracicaba: Ed. Unimep, 1994. pp.157-163.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MASETTO, Marcos Tarciso. Capacidade pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2001.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SIMPEEM. Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal – SP, 2007.

Disponível em http://www.sinpeem.com.br/home.php. Acesso em 02 fev. 2013, às 19h51.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

TEIXEIRA, A. A educação não é privilégio. São Paulo: Editora Atualidades Pedagógicas, 1977.

Downloads

Publicado

12-11-2016

Como Citar

Anaya, V. (2016). 11. Relato de experiência no ensino superior: atividade avaliativa emancipatória. Revista Científica UMC, 1(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/52

Edição

Seção

Relato de Experiência