7. Campo teórico curricular, relações interpessoais e prática docente: elos articuladores
Resumo
Esta pesquisa pauta-se na análise da prática de professores que ministram aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e na consideração das relações interpessoais pedagógicas como uma competência presente nessa prática. Elementos que priorizam o exercício docente e suas especificidades nem sempre são considerados ao se organizar o currículo dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Dessa forma, por meio desta investigação buscou a articulação entre as disciplinas e a forma como essas disciplinas são ministradas, oportunizando a diminuição da distância entre uma formação que prioriza a competência técnica e a formação pedagógica. As técnicas metodológicas adotadas foram: questionário, para traçar o perfil dos sujeitos pesquisados; questionário com questões abertas; grupo focal. Para a análise dos dados coletados, a Teoria das Representações Sociais auxiliou no desenvolvimento do raciocínio teórico-prático. Com a análise, confirmou-se a tese da valorização da competência técnica na formação do professor que atua na Pós-Graduação Lato Sensu.
Palavras-chave: Formação de Educadores; Currículo; Relações Interpessoais; Prática Pedagógica.
Abstract: This research agenda on the analysis of the practice of professors that teach in the Graduate Lato Sensu courses and on the consideration of pedagogical interpersonal relationships as a competence present in this practice. Elements that emphasize the teaching exercise and its specifics are not always considered when organizing the curriculum of graduate Lato Sensu courses. Thus, this study aimed articulation between disciplines and how these subjects are taught, providing opportunities to decrease the distance between training that prioritizes technical competence and pedagogical training. The methodological techniques used were: questionnaire, to profile of the subjects; questionnaire with open questions; focus group. For the data analysis, the Theory of Social Representations assisted in the development of theoretical and practical reasoning. With the analysis, confirmed the thesis of the technical competence enhancement in teacher education that works in Postgraduate Sensu Lato.
Keywords: Teacher Training; Curriculum; Interpersonal Relations; Teaching Practice.
Downloads
Referências
ANAYA, Viviani. Prática docente e relações interpessoais: um olhar para a constituição curricular dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2008.
BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de. Escola, cultura e clima: ambiguidades para a administração escolar. Tese de doutorado em Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 1998.
JODELET, Denise (org). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Trad. Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MASETTO, Marcos Tarciso. Capacidade pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (org). Escola e aprendizagem da docência: processos de Investigação e formação. São Paulo: Edufscar, 2002.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho D’Água, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR