1. Associação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida, em estudantes de Ciências Biológicas

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Resumo

O estudo da relação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida na população de graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) é inédito. Com isso, a relevância deste estudo está no fato de que, sabendo-se dos índices de ansiedade e depressão encontrados nessa população, a instituição de ensino, juntamente com os professores, pode tomar medidas para a melhoria da qualidade de vida de nossos estudantes de graduação. Foi observado que, dos 163 alunos participantes, a provável presença de ansiedade só é observada em 15,9% deles. Após análise de dados e respostas ao questionário HADS-teste de ansiedade, observou-se que alunos do período noturno possuem nível de ansiedade maior do que o dos alunos do período matutino.

Palavras-chave: HADS; WHOQOL; Questionário; Ciências Biológicas.

 

Abstract: The study of the relationship between anxiety, depression and quality of life in the undergraduate population of the Biological Sciences course at the University of Mogi das Cruzes (UMC) is unprecedented. Therefore, the relevance of this study lies in the fact that knowing the anxiety and depression indexes found in this population, the educational institution together with the teachers can take measures to improve the quality of life of our undergraduate students. It was observed that of the 163 volunteer students, the probable presence of anxiety is only observed in 15.9% of them. After analysis of data and answers in the HADS-anxiety test, it was observed that students of the night period have anxiety level above the students of the morning period.

Keywords: HADS; WHOQOL; Test; Biological Sciences.

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Referências

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Publicado

22-06-2020

Como Citar

Cardoso, N. C., & Canova, F. B. (2020). 1. Associação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida, em estudantes de Ciências Biológicas. Revista Científica UMC, 5(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/641

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