1. Associação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida, em estudantes de Ciências Biológicas
Resumo
: O estudo da relação entre ansiedade, depressão e qualidade de vida na população de graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) é inédito. Com isso, a relevância deste estudo está no fato de que, sabendo-se dos índices de ansiedade e depressão encontrados nessa população, a instituição de ensino, juntamente com os professores, pode tomar medidas para a melhoria da qualidade de vida de nossos estudantes de graduação. Foi observado que, dos 163 alunos participantes, a provável presença de ansiedade só é observada em 15,9% deles. Após análise de dados e respostas ao questionário HADS-teste de ansiedade, observou-se que alunos do período noturno possuem nível de ansiedade maior do que o dos alunos do período matutino.
Palavras-chave: HADS; WHOQOL; Questionário; Ciências Biológicas.
Abstract: The study of the relationship between anxiety, depression and quality of life in the undergraduate population of the Biological Sciences course at the University of Mogi das Cruzes (UMC) is unprecedented. Therefore, the relevance of this study lies in the fact that knowing the anxiety and depression indexes found in this population, the educational institution together with the teachers can take measures to improve the quality of life of our undergraduate students. It was observed that of the 163 volunteer students, the probable presence of anxiety is only observed in 15.9% of them. After analysis of data and answers in the HADS-anxiety test, it was observed that students of the night period have anxiety level above the students of the morning period.
Keywords: HADS; WHOQOL; Test; Biological Sciences.
Downloads
Referências
AIGNER, M. et al. What does the WHOQOL-Bref Measure? Measurement Overlap between Quality of Life and Depressive Symptomatology in Chronic Somatoform Pain Disorder. Soc. Psychiatry Epidemiol. v.41, n.1, p.81-6, 2006.
BALDASSIN, S. Ansiedade e depressão no estudante de Medicina: revisão de estudos Brasileiros. Cadernos ABEM, v.6, p19-26, 2010.
CAPELA, C. et al. Association of Quality of Life with Pain, Anxiety and Depression. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.16, n.3, p.263-8. 2009.
LANDIM, A. C. F.; TAVARES, D. N.; PINHEIRO, F. M. Ansiedade e assistência de enfermagem: uma revisão bibliográfica. Universidade Federal Fluminense, 2013.
LIMA, A. F. B. S.; FLECK, M. P. A. Quality of Life and Depression: A Review of the Literature. Rev. Psiquiatr. Rio Gd. Sul. Porto Alegre, v.31, n.3, supl.0, 2009.
MANETTI, M. L.; MARZIALE, M. H. P. Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de Enfermagem. Estudos de Psicologia. Natal, v.12 n.1, p.79-85, 2007.
ORSEL, S.; AKDEMIR A.; DAG, I. The Sensitivity of Quality of Life Scale WHOQOL-100 to Psychopathological Measures in Schizophrenia. Compr. Psychiatry, v.45, p.57-61, 2004.
SCHMIDT, D. R. C. et al. Ansiedade e depressão entre profissionais de enfermagem que atuam em blocos cirúrgicos. Rev. Esc. Enferm. - USP. São Paulo, v.45, n.2, abr. 2011.
VASCONCELOS, T. C. et al. Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.39, n.1, p.135-142, 2015.
FREUD, S. The Problem of Anxiety. New York, Norton, 1936.
MARTIN, B.; SROUFE, L.A. Anxiety. In: COSTELLO, C. G. Symptoms of Psychopathology. New York, John Wiley & Sons, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR