4. A atividade principal no desenvolvimento da adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico

Autores

Resumo

O presente trabalho objetiva uma reflexão teórica acerca do conceito de atividade principal na adolescência com base na psicologia histórico-cultural. Busca-se a partir disso trazer elementos essenciais para a orientação pedagógica acerca do desenvolvimento do indivíduo nesse período. Desta forma, podemos compreender como o processo de alfabetização pode ser mediado e sistematizado pelo trabalho pedagógico, por meio da apropriação dos conhecimentos socialmente construídos. O artigo está organizado em duas partes: na primeira, foram aprofundados os conceitos de atividade principal, atividade de estudo e comunicação íntima pessoal. Na segunda, apresentamos as contribuições teóricas da psicologia histórico-cultural, as quais nos ajudam a refletir sobre as práticas pedagógicas. As contribuições deste artigo residem na reflexão sobre a importância de se examinar as potencialidades do indivíduo e a quê gama de objetos culturais ele foi exposto, a fim de se oferecer as intervenções pedagógicas possíveis.

Palavras-chave: Adolescência; Alfabetização; Desenvolvimento; Trabalho Pedagógico; Psicologia Histórico-Cultural.

 

Abstract:This paper aims at a theoretical reflection about the concept of main activity in adolescencebased on historical-cultural psychology. From this, we seek to bring essential elements for the pedagogical orientation about the individual's development in this period. In this way, we can understand how the literacy process can be mediated and systematized by the pedagogical work, through the appropriation of socially constructed knowledge. The article is organized in two parts: in the first part, the concepts of main activity, study activity and personal intimate communication were deepened. In the second, we bring the theoretical contributions of historical-cultural psychology, which help to reflect the pedagogical practices. The contributions of this paper are to reflect on the importance of examining the potentialities of the individual and to what range of cultural objects he has been exposed in order to offer the possible pedagogical interventions. 

Keywords: Adolescence, Alphabetization, Development, Pedagogical Work, Historical-Cultural Psychology.

Biografia do Autor

Simone Cristina da Cunha, UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e especialização em Alfabetização e cultura escrita na escola (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano da escola, relações de poder, função social da escola e educação infantil. Atuou na área de Recursos Humanos, com o desenvolvimento de Projetos e Programas Motivacionais de Valorização do Emprego; realização de Diagnósticos de Clima Organizacionais e; desenvolvimento de Treinamentos em temas comportamentais relacionados à competência liderança no cotidiano das relações capital-trabalho. Atualmente trabalha como professora de educação infantil na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.

 

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Caroline Rosa Della Nina, UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Atualmente trabalha como professora de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Guararema/SP; Possui Especialização em Alfabetização e cultura escrita na escola: Perspectivas críticas pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes (2019); Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes (2016); PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: " Hospital Santo Ângelo: Histórias e Lembranças (2016); Ex-aluna pesquisadora no Projeto Bolsa Alfabetização (2015); Possui graduação em Tecnólogo em Gestão Financeira pela UNISUZ - Faculdade Unida de Suzano (2008). 

 

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Vanessa Gertrudes Rabatini, UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Nascida em Araraquara em 1984, graduou-se em Pedagogia em 2007 pela Universidade Estadual Paulista campus de Araraquara. Recebeu bolsa de Iniciação Científica pela FAPESP de junho de 2006 a dezembro de 2007 desenvolvendo projeto intitulado ?A Concepção de Educação Escolar em Autores Contemporâneos na Perspectiva da Teoria da Atividade". Concluiu em 2010 Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP campus de Araraquara. O tema de sua pesquisa foi " A Concepção de Cultura em Vigotski e Bruner: implicações para a Educação Escolar" sob orientação da Profa. Dra. Lígia Márcia Martins. Em março de 2016 defendeu pelo mesmo programa a tese intitulada: O desenvolvimento da atenção na educação do pré-escolar: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Desde 2006 integra o grupo de pesquisa: Estudos Marxistas em Educação.

 

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Tatiana Platzer do Amaral, UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

Nascida em Araraquara em 1984, graduou-se em Pedagogia em 2007 pela Universidade Estadual Paulista campus de Araraquara. Recebeu bolsa de Iniciação Científica pela FAPESP de junho de 2006 a dezembro de 2007 desenvolvendo projeto intitulado ?A Concepção de Educação Escolar em Autores Contemporâneos na Perspectiva da Teoria da Atividade". Concluiu em 2010 Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP campus de Araraquara. O tema de sua pesquisa foi " A Concepção de Cultura em Vigotski e Bruner: implicações para a Educação Escolar" sob orientação da Profa. Dra. Lígia Márcia Martins. Em março de 2016 defendeu pelo mesmo programa a tese intitulada: O desenvolvimento da atenção na educação do pré-escolar: uma análise a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Desde 2006 integra o grupo de pesquisa: Estudos Marxistas em Educação.

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Referências

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Publicado

02-02-2020

Como Citar

Cunha, S. C. da, Della Nina, C. R., Rabatini, V. G., & Amaral, T. P. do. (2020). 4. A atividade principal no desenvolvimento da adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico. Revista Científica UMC, 5(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/683

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