4. A atividade principal no desenvolvimento da adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico
Resumo
O presente trabalho objetiva uma reflexão teórica acerca do conceito de atividade principal na adolescência com base na psicologia histórico-cultural. Busca-se a partir disso trazer elementos essenciais para a orientação pedagógica acerca do desenvolvimento do indivíduo nesse período. Desta forma, podemos compreender como o processo de alfabetização pode ser mediado e sistematizado pelo trabalho pedagógico, por meio da apropriação dos conhecimentos socialmente construídos. O artigo está organizado em duas partes: na primeira, foram aprofundados os conceitos de atividade principal, atividade de estudo e comunicação íntima pessoal. Na segunda, apresentamos as contribuições teóricas da psicologia histórico-cultural, as quais nos ajudam a refletir sobre as práticas pedagógicas. As contribuições deste artigo residem na reflexão sobre a importância de se examinar as potencialidades do indivíduo e a quê gama de objetos culturais ele foi exposto, a fim de se oferecer as intervenções pedagógicas possíveis.
Palavras-chave: Adolescência; Alfabetização; Desenvolvimento; Trabalho Pedagógico; Psicologia Histórico-Cultural.
Abstract:This paper aims at a theoretical reflection about the concept of main activity in adolescencebased on historical-cultural psychology. From this, we seek to bring essential elements for the pedagogical orientation about the individual's development in this period. In this way, we can understand how the literacy process can be mediated and systematized by the pedagogical work, through the appropriation of socially constructed knowledge. The article is organized in two parts: in the first part, the concepts of main activity, study activity and personal intimate communication were deepened. In the second, we bring the theoretical contributions of historical-cultural psychology, which help to reflect the pedagogical practices. The contributions of this paper are to reflect on the importance of examining the potentialities of the individual and to what range of cultural objects he has been exposed in order to offer the possible pedagogical interventions.
Keywords: Adolescence, Alphabetization, Development, Pedagogical Work, Historical-Cultural Psychology.
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