4. A atividade principal no desenvolvimento da adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural para o trabalho pedagógico
Resumo
O presente trabalho objetiva uma reflexão teórica acerca do conceito de atividade principal na adolescência com base na psicologia histórico-cultural. Busca-se a partir disso trazer elementos essenciais para a orientação pedagógica acerca do desenvolvimento do indivíduo nesse período. Desta forma, podemos compreender como o processo de alfabetização pode ser mediado e sistematizado pelo trabalho pedagógico, por meio da apropriação dos conhecimentos socialmente construídos. O artigo está organizado em duas partes: na primeira, foram aprofundados os conceitos de atividade principal, atividade de estudo e comunicação íntima pessoal. Na segunda, apresentamos as contribuições teóricas da psicologia histórico-cultural, as quais nos ajudam a refletir sobre as práticas pedagógicas. As contribuições deste artigo residem na reflexão sobre a importância de se examinar as potencialidades do indivíduo e a quê gama de objetos culturais ele foi exposto, a fim de se oferecer as intervenções pedagógicas possíveis.
Palavras-chave: Adolescência; Alfabetização; Desenvolvimento; Trabalho Pedagógico; Psicologia Histórico-Cultural.
Abstract:This paper aims at a theoretical reflection about the concept of main activity in adolescencebased on historical-cultural psychology. From this, we seek to bring essential elements for the pedagogical orientation about the individual's development in this period. In this way, we can understand how the literacy process can be mediated and systematized by the pedagogical work, through the appropriation of socially constructed knowledge. The article is organized in two parts: in the first part, the concepts of main activity, study activity and personal intimate communication were deepened. In the second, we bring the theoretical contributions of historical-cultural psychology, which help to reflect the pedagogical practices. The contributions of this paper are to reflect on the importance of examining the potentialities of the individual and to what range of cultural objects he has been exposed in order to offer the possible pedagogical interventions.
Keywords: Adolescence, Alphabetization, Development, Pedagogical Work, Historical-Cultural Psychology.
Downloads
Referências
ANJOS, R. E; DUARTE, N. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, Autores Associados, 2016, p.195-220.
ASBAHR, F. S. F. A atividade de estudo e a formação do pensamento teórico. In: “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 2011, p.60-81.
DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVIDOV, Vasili.; MARKOVA, A. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: La psicología evolutiva y pedagógica em URSS: antología. Moscú: Editora Progreso, 1987, p.316-337.
ELKONIN, D. B. Desarrollo psíquico de los niños. In. Psicología: antología. México: Grijalbo, 1960.
ELKONIN, D. B. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico em la infancia. In. La psicologia evolutiva y pedagogia em URSS: antologia. Moscú: Editora Progreso, 1987.
LEONTIEV. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV. A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998, p.59-83.
MARTINS, L. M. e MARSIGLIA, A. C. G. A alfabetização para o construtivismo e para a psicologia histórico-cultural/pedagogia histórico crítica. In: As perspectivas construtivistas e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita. Campinas: Autores Associados, 2015, p.35-69.
PADILHA, A. M. L. Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental / Ana Maria Lunardi Padilha. Campinas: Autores Associados, 2001.
PASQUALINI, J. C. & MARTINS, L. M. Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo IV. Madri: Visor, 1996.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, LURIA e LEONTIEV. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria Penha Villalobos – São Paulo: Ícone, 2001, p.103-108
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR