Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • A folha de rosto está de acordo com o modelo fornecido.
  • O arquivo de declaração de responsabilidade está de acordo com o modelo fornecido.
  • O arquivo de texto (artigo, resumo, resumo expandido) está de acordo com um dos modelos fornecidos.
  • Um arquivo .bibtex contendo as referências bibliográficas será disponibilizado na submissão.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Author Guidelines

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo.

Colaborações em desacordo serão RECUSADAS.

  • Todos os textos enviados como colaboração à Revista Científica UMC (RCUMC) devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.
  • Cover letter deve ser apresentada como uma carta ao Editor, de no máximo uma página, justificando a necessidade de publicação do trabalho na RCUMC, destacando as principais contribuições e os avanços para a área do conhecimento.
  • As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos em formato Word (extensão de arquivo .doc) e NÃO CONTER IDENTIFICAÇÃO dos seus autores.
  • Solicitamos atenção ao preenchimento de todos os campos dos metadados da submissão. Submissões com metadados incompletos serão arquivadas.
  • São admitidas colaborações em português, inglês ou espanhol.
  • Artigos devem trazer resumos informativos (devem apresentar os objetivos, metodologia, resultados e conclusões do artigo; não use siglas nem citações no resumo) em português, inglês e espanhol (nesta ordem) de no máximo 300 palavras cada, além de três a cinco palavras-chaves nesses mesmos idiomas.
  • Títulos e subtítulos devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, com numeração progressiva. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico.
  • Notas explicativas devem vir em nota de rodapé. Recomenda-se numeração nas notas.
  • Letras maiúsculas: início de frases, nomes próprios, áreas do conhecimento, em siglas, símbolos ou abreviaturas.
  • Imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi para garantir a qualidade na reprodução impressa.
  • Tabelas, imagens e gráficos devem vir separadas do texto nas seções correspondentes do modelo.

Artigo Completo

Inclui trabalhos que apresentem dados originais e inéditos de descobertas relacionadas a aspectos experimentais, quase-experimentais ou observacionais, voltados para investigações qualitativas e/ou quantitativas em áreas de interesse para a ciência. É necessário que se utilize de fundamentação teórica com o uso de fontes de bases de periódicos científicos de qualidade como: Scielo, PubMed, MEDLINE, entre outras.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 2.500 e máximo de 4.500 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Deve ser estruturado e conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Para ensaios clínicos, os autores devem utilizar o guia CONSORT (checklist e fluxograma), para basear a construção do manuscrito. Para estudos observacionais em epidemiologia, utilizar o guia STROBE. Para estudos qualitativos, utilizar o guia COREQ. Para estudos de melhoria de qualidade, consultar o guia SQUIRE 2.0.

Artigo de Revisão

Trata-se de compilações de dados científicos sobre determinado tema, por meio das quais se objetiva identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.

Utilizar o guia PRISMA (checklist e fluxograma), e suas extensões.

As revisões podem ser de cinco tipos:

1) SISTEMÁTICA:

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Deve ser estruturado e conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

2) INTEGRATIVA:

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Deve ser estruturado e conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

3) NARRATIVA:

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

4) METANÁLISE:

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Deve ser estruturado e conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

5) BIBLIOMÉTRICA:

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Deve ser estruturado e conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Artigo de Dados

Tem como principal objetivo descrever uma coleção ou conjunto de dados de pesquisa. Diferentemente de um artigo convencional focado em resultados ou análises, o artigo de dados foca na apresentação detalhada dos dados, com a finalidade de compartilhamento para futuros estudos ou análises..

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Obrigatório) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Artigo de Software

Tem como principal objetivo descrever um software, script ou algoritmo desenvolvido no contexto de uma pesquisa científica. Diferentemente de um artigo convencional, focado em resultados ou análises, o artigo de software concentra-se em apresentar o software, script ou algoritmo, suas funcionalidades, arquitetura, implementação e possíveis aplicações, com o intuito de compartilhar a ferramenta para uso futuro e contribuir com a comunidade científica.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Obrigatório) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Artigo de Reflexão

Análises críticas e debates acerca de temas relevantes. Deve-se analisar pontos de vista teóricos e/ou práticos sobre um determinado tema, de modo opinativo e reflexivo.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Nota Científica

Categoria de manuscrito científico que descreve uma técnica, uma nova espécie ou observações e levantamentos de resultados limitados. Tem o mesmo rigor científico dos Artigos Científicos e o mesmo valor como publicação. A classificação de um trabalho como Nota Científica é baseada no seu conteúdo e mérito científico, mas pode tratar-se de um trabalho preliminar, simples e não definitivo sobre determinado assunto, com publicação justificada pelo seu ineditismo e contribuição para área (JSS).

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 3.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 5 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Relato de Caso

Inclui trabalhos que abordem questões clínicas/teóricas/técnicas/científicas, relevantes e inovadoras com narrativa observacional baseada na evolução do caso. O detalhamento do caso deverá ser sucinto, evitando-se dados redundantes ou irrelevantes. É necessário que se utilize de fundamentação teórica com o uso de fontes de bases de periódicos científicos de qualidade como: Scielo, PubMed, MEDLINE, entre outras.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 2.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 2 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Relato de Experiência

Descrições de experiência, investigação, processo, método e/ou análise laboratorial e respectivos resultados, devidamente fundamentadas em aportes teóricos. O relato da experiência deverá ser sucinto, evitando-se dados redundantes ou irrelevantes. É necessário que se utilize de fundamentação teórica com o uso de fontes de bases de periódicos científicos de qualidade como: Scielo, PubMed, MEDLINE, entre outras.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 2.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 2 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Ensaio Acadêmico

Texto relativamente extenso, por meio do qual se expõem ideias e pontos de vista do autor  sobre determinado tema de relevância teórica, técnica e científica, de forma original e não exaustiva, com base em pesquisa bibliográfica e documental.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 2.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 2 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Resenha Crítica

Textos breves em que se apresenta descrição de conteúdo e forma, acompanhada de análise crítica de determinada obra, seja esta escrita ou elaborada em outras linguagens. Por meio de resenhas, objetiva-se julgar as proposições do autor, investigar a consistência de seus argumentos e a persistência de suas conclusões, a partir de pesquisa bibliográfica e documental.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 2.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Resumo: Não precisa ser estruturado e deve conter até 250 palavras.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 2 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Entrevista

Comumente utilizadas por estudiosos, consistem em conversas orientadas para determinados objetivos, de modo a recolher, por intermédio de interrogatório do(s) entrevistado(s), dados importantes para a pesquisa. Editadas a partir de normas específicas, tornam-se importante gênero textual acadêmico.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Abstract, Resumen, Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1.500 e máximo de 2.000 palavras (excluindo títulos, resumos, palavras-chave, figuras, quadros, tabelas, legendas, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Tabelas, Figuras e Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das tabelas, legenda das figuras e referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Elementos Gráficos: Figuras e gráficos devem possuir no mínimo 300 DPI. Devem vir inseridas no textos. Tabelas não devem ser disponibilizadas no formato de imagens. Máximo de 2 elementos gráficos nessa categoria.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Resumo Expandido

Versão mais detalhada do resumo convencional, oferecendo uma visão mais ampla dos aspectos abordados em um trabalho acadêmico ou científico. Ele apresenta uma estrutura similar à de um artigo, porém com menor extensão, incluindo seções como introdução, metodologia, resultados e conclusão.

Diferente do resumo simples, ele não apenas sintetiza os pontos-chave, mas também oferece uma descrição mais robusta dos processos e resultados, proporcionando ao leitor uma compreensão mais completa do estudo sem que seja necessário consultar o texto completo.

O resumo expandido é comumente utilizado em eventos acadêmicos, como congressos e seminários, onde serve para comunicar a essência da pesquisa de forma acessível, mas detalhada, facilitando a análise crítica por parte dos avaliadores ou participantes.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais Obrigatórias: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 1200 e máximo de 1500 palavras (excluindo títulos, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Resumo

O resumo, conforme definido pela NBR 6028 da ABNT, é uma apresentação concisa dos pontos essenciais de um documento. Ele deve incluir os objetivos, métodos e conclusões, permitindo ao leitor decidir sobre a pertinência da leitura completa do texto.

Existem três tipos principais de resumos:

1. Resumo crítico envolve uma análise realizada por especialistas e é também conhecido como resenha.
2. Resumo indicativo destaca os principais tópicos do documento, mas não fornece detalhes sobre dados qualitativos ou quantitativos.
3. Resumo informativo descreve de maneira detalhada as finalidades, metodologias, resultados e conclusões, dispensando, muitas vezes, a consulta ao documento original.

Categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes, Pesquisa, Inovação, Extensão.

Categorias Especiais Obrigatórias: PIBIC (Congresso), COMUMC (Congresso), Summit (Congresso).

Estrutura: Folha de Rosto, Resumo, Agradecimentos e Financiamento, Conflito de Interesses, Disponibilidade dos Dados (Opcional, mas recomendado sempre que possível) e Referências.

Tamanho: Mínimo 300 e máximo de 500 palavras (excluindo títulos, seção pós-textual e lista de referências).

Formatação: Arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); Tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm ou 8,27” x 11x7”), com margens superiores, inferiores e laterais de 2,5 cm; Fonte Times News Roman, tamanho 11. Referências deverão ter tamanho 10; Espaço de 1,5 cm entre as linhas no texto, com exceção das referências que devem ter espaçamento simples; Destaques, nomes em outro idioma deverão utilizar itálico. Não serão permitidas no texto palavras em negrito, sublinhadas, em caixa alta, comentários e/ou highlights /marcadores do Microsoft Word.

Palavras-chaves: 5 palavras-chaves.

Referências: A RCUMC adota as referências em conformidade com o Estilo Vancouver (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Fornecer arquivo .bibtex no momento da submissão. O arquivo pode ser gerado através dos softwares Zotero, Mendeley, EndNote, entre outros.

Ética: (a) Pesquisa envolvendo seres humanos ou animais está condicionada a autorização de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) nos termos da lei (RESOLUÇÃO Nº 466/2012Nº 510/2016 e LEI Nº 11.794). Análise de dados do DATASUS não precisam de autorização do CEP. (b) Não é permitida a prática de cópia de textos nem a veiculação de imagens de terceiros, respeitando as leis de Direitos Autorais vigentes (LEI Nº 9.610/1988 e Nº 10.695/2003). Todas as referências devem ser citadas de forma correta conforme modelo disponível.

Privacy Statement

A RCUMC respeita e protege a privacidade de todos os usuários e visitantes do nosso site, bem como de autores, revisores, editores e demais envolvidos em nossos processos editoriais. Esta Declaração de Privacidade explica como coletamos, usamos, divulgamos e protegemos os dados pessoais de acordo com as leis de proteção de dados vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia.

Coleta de Dados Pessoais

Coletamos dados pessoais dos usuários para viabilizar o processo editorial e garantir uma experiência de navegação eficiente. As informações coletadas incluem:

  • Dados de contato: Nome, endereço de e-mail, afiliação institucional, endereço postal (caso aplicável).
  • Dados de uso: Informações sobre o uso do site, como páginas visitadas e preferências de navegação.
  • Dados profissionais: Histórico de publicações e áreas de especialização, para atribuição de revisores e verificação de autoria.

Finalidade do Uso dos Dados

Os dados coletados são utilizados para:

  • Processar e revisar submissões de manuscritos.
  • Facilitar o contato entre autores, revisores e editores.
  • Realizar comunicações sobre o status dos manuscritos e informações relacionadas à publicação.
  • Melhorar a experiência do usuário no site e o desempenho editorial da revista.
  • Cumprir com obrigações legais e regulamentares.

Compartilhamento de Dados Pessoais

A RCUMC pode compartilhar dados pessoais com:

  • Editores, revisores e membros do conselho editorial, para fins de avaliação e processamento dos manuscritos.
  • Instituições parceiras e indexadores, com o propósito de promover a visibilidade das publicações.
  • Terceiros prestadores de serviços contratados para manter a funcionalidade do site e das ferramentas de submissão e revisão.

Não comercializamos dados pessoais dos usuários. Todo compartilhamento de dados ocorre de forma limitada e apenas para fins editoriais ou de divulgação científica.

Armazenamento e Segurança dos Dados

Implementamos medidas de segurança técnica e organizacional para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados, uso indevido, alteração e destruição. Os dados são armazenados em servidores seguros, e o acesso é restrito aos profissionais autorizados.

Retenção dos Dados

Os dados pessoais serão retidos apenas pelo tempo necessário para as finalidades descritas nesta Declaração de Privacidade. Após esse período, os dados serão excluídos ou anonimizados, conforme exigido pela legislação aplicável.

 Direitos dos Usuários

Os usuários têm o direito de:

  • Acessar e corrigir seus dados pessoais armazenados em nossos sistemas.
  • Solicitar a exclusão de seus dados pessoais, quando aplicável.
  • Restringir ou se opor ao processamento de seus dados pessoais.
  • Solicitar a transferência de seus dados para outra entidade, se tecnicamente viável.

Para exercer esses direitos, entre em contato conosco através do e-mail: [Endereço de e-mail de contato da revista].

Atualizações da Declaração de Privacidade

Esta Declaração de Privacidade pode ser atualizada periodicamente para refletir mudanças na legislação ou nas práticas da [Nome da Revista]. Notificaremos os usuários sobre alterações significativas através do nosso site.

Contato

Para dúvidas, comentários ou solicitações relacionadas a esta Declaração de Privacidade, entre em contato com nosso responsável pela proteção de dados pelo e-mail da RCUMC.

Declaração sobre o uso de IA generativa na redação científica

A RCUMC segue as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), com o objetivo de promover a transparência e a conduta ética na pesquisa e publicação científica.

A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, incluindo a pesquisa científica. Quando os autores usam IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação, essas tecnologias devem ser empregadas exclusivamente para aprimorar a legibilidade e a linguagem do texto. A aplicação dessas tecnologias deve ocorrer sob supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar o conteúdo cuidadosamente, visto que a IA pode gerar textos com aparência autoritativa, mas que podem estar incorretos, incompletos ou tendenciosos.

IA e tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autor ou coautor, nem citadas como autores. Por exemplo, chatbots (como o ChatGPT) não devem ser listados como autores, pois não podem ser responsáveis pela precisão, integridade e originalidade do trabalho, responsabilidades essas que são exigidas para atribuição de autoria. Portanto, os humanos são responsáveis por qualquer material submetido que inclua o uso de tecnologias assistidas por IA.

No momento da submissão, os autores devem divulgar se utilizaram IA ou tecnologias assistidas por IA (tais como Modelos de Linguagem de Grande Escala [LLMs], chatbots ou criadores de imagens) na produção de seu manuscrito. Uma declaração aparecerá no trabalho publicado. É importante ressaltar que os autores são, em última instância, responsáveis e devem assumir a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho.

Autores que utilizam essas tecnologias devem descrever, tanto na carta de apresentação quanto no manuscrito, na seção apropriada, se aplicável, como utilizaram a IA. Por exemplo, se a IA foi utilizada para auxílio na redação, isso deve ser descrito na seção de agradecimentos. Se a IA foi usada para coleta de dados, análise ou geração de figuras, o uso deve ser detalhado nos métodos.

Os autores devem assegurar que não há plágio em seu manuscrito, incluindo textos e imagens gerados pela IA, e garantir a atribuição apropriada de todo o material citado, incluindo as devidas citações completas.

Instruções de Divulgação

Os autores devem divulgar o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA adicionando uma declaração no manuscrito.

Exemplo de Declaração: Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) utilizou(aram) [NOME DA FERRAMENTA / SERVIÇO] para [MOTIVO]. Após o uso dessa ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

Esta declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas para verificação de gramática, ortografia, referências, etc. Se não houver nada a declarar, não é necessário adicionar a declaração.