Efeito da isoflavona de soja no perfil lipídico de mulheres no climatério
Keywords:
Isoflavonas de soja, Climatério, Menopausa, Doenças Cardiovasculares, Perfil LipídicoAbstract
Introdução: O climatério é uma fase natural na vida das mulheres, abrange três etapas (pré-menopausa, perimenopausa e pós-menopausa). Durante esse período, as alterações fisiológicas e metabólicas decorrem da redução dos folículos ovarianos e do estrogênio. Com o declínio hormonal, o desequilíbrio no perfil lipídico pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. As isoflavonas de soja, por sua semelhança molecular com o estrogênio, são consideradas benéficas para a saúde cardiovascular devido à melhora nos parâmetros lipídicos. Objetivo: Revisar a literatura a respeito dos efeitos da isoflavona de soja e seu benefício no perfil lipídico em mulheres no climatério. Método: levantamento bibliográfico a partir de dados nacionais e internacionais sobre a mulher no climatério e o efeito do consumo de isoflavona de soja no perfil lipídico, em bases de dados: Pubmed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) retroativos a 10 anos. Resultados: Uma revisão de seis estudos clínicos randomizados, realizados em diferentes países, não demonstraram efeitos significativos no perfil lipídico em mulheres no climatério com a suplementação de isoflavona de soja. Conclusão: Não foi observado efeito significativo com a suplementação de isoflavona de soja. Estudos futuros são necessários para confirmar os benefícios e compreender a eficácia das isoflavonas de soja.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR