12. Desafios do ensino da Anatomia Humana em faculdades de Medicina

Autores/as

  • Raquel Barbosa Cintra Universidade de Mogi das Cruzes

Resumen

A anatomia humana é disciplina essencial para os estudantes da área da saúde, especialmente para os futuros médicos. É considerada uma das ciências médicas mais antigas. Trata-se portanto de disciplina básica no curso de Medicina e constitui parte do alicerce da formação do profissional médico. O estudo da anatomia humana é essencial para a correta realização do exame físico e do direcionamento da história clínica. Existem diversas metodologias voltadas para o as ensino da anatomia humana, tais como aulas expositivas, aulas práticas com cadáveres humanos dissecados, aulas práticas com modelos anatômicos e por meio do uso de novas tecnologias. O objetivo do presente estudo é fazer um breve apanhado histórico sobre ensino da anatomia humana, bem como pontuar a respeito de seu ensino no momento atual. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura nas base de dados Scielo e Pubmed. Além disso, discutiu-se o ensino da anatomia por meio da utilização de cadáveres humanos em aulas práticas e expositivas, e também com o auxílio de novos recursos tecnológicos.

Palavras-chave: Anatomia; Humanos; Educação Médica.

 

Abstract: Human anatomy is an essential discipline for health students, especially for prospective physicians. It is considered one of the oldest medical sciences. It is therefore a basic discipline in the medical course and forms part of the foundation of the medical professional's training. The study of the human anatomy is essential for the correct physical examination and the direction of the clinical history. There are several methodologies aimed at the teaching of human anatomy, such as lectures, practical classes with dissected human corpses, practical classes with anatomical models and through the use of new technologies. The aim of the present study is to make a brief history of teaching human anatomy, as well as punctuate about its teaching in the present moment. For that, a review of the literature was made in the Scielo and Pubmed database. In addition, the teaching of anatomy was discussed through the use of human cadavers in practical and expository classes, and also with the help of new technological resources.

Keywords: Anatomy; Humans; Education, Medical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Barbosa Cintra, Universidade de Mogi das Cruzes

Professora de Anatomia Humana e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Citas

ARRUDA, Rodrigo Moreira; SOUSA, Cintia Regina Andrade. Aproveitamento teórico-prático da disciplina anatomia humana do curso de fisioterapia. Rev. Bras. Educ. Med., v. 38, n.1, p.65-71, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v38n1/09.pdf. Acesso em: 28 jun. 2015.

BURGESS, Anette. Anatomy by Whole-Body Dissection: What Motivates Surgeons to Teach? ANZ J. Surg., v.84, n.11, p.803-804, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ans.12736/epdf. Acesso em: 9 jul. 2015.

CENDAN, Juan; LOK, Benjamin. The Use of Virtual Patients in Medical School Curricula. Adv. Physiol. Educ., v. 36, p.48-53, 2012. Disponível em: http://advan.physiology.org/content/ajpadvan/36/1/48.full.pdf. Acesso em: 4 jul. 2015.

COSTA, Gilliene Batista Ferreira; COSTA, Gilliane Batista Ferreira; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Rev. Bras. Educ. Med., v.36, n.3, p.369-373, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n3/11.pdf. Acesso em: 28 jun. 2015.

DI DIO, Liberato J. A. Tratado de Anatomia Aplicada. São Paulo: Editora Póluss Editorial, 1998.

DRAKE, Richard L. A Retrospective and Prospective Look at Medical Education in the United States: Trends Shaping Anatomical Sciences Education. J. Anat., v.224, n.3, p.256-260, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joa.12054/epdf. Acesso em: 15 jul. 2015.

DRAKE, Richard L.; VOGL, A. Wayne; MITCHELL, Adam W. M. Gray’s. Anatomia Clínica para estudantes. 3.ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

EVANS, Darrell J. R.; ZEUN, Paul; STANIER, Robert A. Motivating Student Learning Using a Formative Assessment Journey. J. Anat., v.224, n.3, p.296-303, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joa.12117/epdf. Acesso em: 05 jul. 2015.

FAREY, John E.; SANDEFORD, Jonathan C.; EVANS-MCKENDRY, Greg D. Medical Students Call for National Standards in Anatomical Education. ANZ J. Surg., v.84, n.11, p.813-815, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ans.12557/epdf. Acesso em: 09 jul. 2015.

FORNAZIERO, Célia Cristina; GIL, Célia Regina Rodrigues. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da anatomia humana. Rev. Bras. Educ. Med., v.27, n.2, p.141-146, 2003. Disponível em: http://www.educacaomedica.org.br/UserFiles/File/2003/volume27%202/novas_tecnologias.pdf. Acesso em: 28 jun. 2015.

MACPHERSON, Cheryl C. Teaching professionalism in science courses: anatomy to zoology. The Kaohsiung Journal of Medical Sciences, v.28, n.2, p.S8-S12, 2012. Disponível em: http://www.kjms-online.com/article/S1607-551X(11)00182-3/pdf. Acesso em: 5 jul. 2015.

MITCHELL, Piers D.; BOSTON, Ceridwen; CHAMBERLAIN, Andrew T.; CHAPLIN, Simon; CHAUHAN, Vin; EVANS, Jonathan; FOWLER, Louise; POWERS, Natasha; WALKER, Don; WEBB, Helen; WITKIN, Annsofie. The Study of Anatomy in England from 1700 to the Early 20th Century. J. Anat., v.219, n.2, p.91-99, 2011. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3162231/pdf/joa0219-0091.pdf. Acesso em: 05 jul. 2015.

OLIVEIRA, Ítalo Martins; MINDELLO, Marcela Maria Aguiar; MARTINS, Yasmin de Oliveira; SILVA FILHO, Antônio Ribeiro. Análise de peças anatômicas preservadas com resina de poliéster para estudo em anatomia humana. Rev. Col. Bras. Cir., v.40, n.1, p.76-80, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v40n1/14.pdf. Acesso em: 5 jul. 2015.

PAPA, Veronica; VACCAREZZA, Mauro. Teaching Anatomy in the XXI Century: New Aspects and Pitfalls. Scientific World Jounal, v.2013, p.310-348, 2013. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3842041/pdf/TSWJ2013-310348.pdf. Acesso em: 5 jul. 2015.

PONTINHA, Carlos Marques; SOEIRO, Cristina. A dissecação como ferramenta pedagógica no ensino da Anatomia em Portugal. Interface (Botucatu), v.18, n.48, p.165-75, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v18n48/1807-5762-icse-18-48-0165.pdf. Acesso em: 08 jul. 2015.

PORTUGAL, Hélio Sérgio Pinto; PALMA, Paulo Cesar Rodrigues; FRAGA, Rogério; RICCETTO, Cássio Luis Zanettini; ROCHA, Sérgio; CARIAS, Luciane. Modelo pélvico sintético como uma ferramenta didática efetiva comparada à pelve cadavérica. Rev. Bras. Educ. Med., v.35, n.4, p.502-506, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n4/a09v35n4.pdf. Acesso em: 5 jul. 2015.

REIS, Claudiojanes; MARTINS, Maressa de Morais; MENDES, Roberto Ambrósio Freitas; GONÇALVES, Lucas Barros; SAMPAIO FILHO, Herman Carlos; MORAIS, Murilo Rodrigues; OLIVEIRA, Saulo Emanuel Barbosa; GUIMARÃES, André Luiz Sena. Avaliação da percepção de discentes do curso médico acerca do estudo anatômico. Rev. Bras. Educ. Med., v.37, n.3, p.350-358, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/07.pdf. Acesso em: 28 jun. 2015.

RIEDERER, Beat M. Plastination and its Importance in Teaching Anatomy. Critical Points for Long-Term Preservation of Human Tissue. J. Anat., v.224, n.3, p.309-315, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joa.12056/epdf. Acesso em: 7 jul. 2015.

SALBEGO, Cléton; OLIVEIRA, Elaine Maria Dias; SILVA, Márcia de Almeida Rosso; BUGANÇA, Paula Renata. Percepções acadêmicas sobre o ensino e a aprendizagem em anatomia humana. Rev. Bras. Educ. Med., v.39, n.1, p.23-31, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0023.pdf. Acesso em: 28 jun. 2015.

SCOTT, Jonathan L.; MOXHAM, Bernard J.; RUTHERFORD, Stephen M. Building an Open Academic Environment – A New Approach to Empowering Students in the Learning of Anatomy Through ‘Shadow Modules’. J. Anat., v.224, n.3, p.286-295, 2014. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joa.12112/epdf. Acesso em: 14 jul. 2015.

SINHA, Sankar. How Can Clinical Anatomy Teaching Be Rationalized? ANZ J. Surg [on line]. 2014.; 805-806. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ans.12857/epdf. Acesso em: 9 jul. 2015.

TALLAMONI, Ana Carolina Biscalquini; BERTOLLI FILHO, Claudio. A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana. Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, v.21, n.4, p.1301-1322, out.-dez. 2014. 21(4); 1301-1322. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n4/0104-5970-hcsm-21-4-1301.pdf. Acesso em: 4 jul. 2015.

TAVANO, Patricia Teixeira; ALMEIDA, Maria Isabel. A reconfiguração do ensino anatômico: tensões que incidem na disciplina básica. Rev. Bras. Educ. Med., v.25, n.3, p.421-428, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v35n3/a17v35n3.pdf. Acesso em: 28 jun. 2015.

Publicado

2017-02-15

Cómo citar

Cintra, R. B. (2017). 12. Desafios do ensino da Anatomia Humana em faculdades de Medicina. Revista Científica UMC, 2(1). Recuperado a partir de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/93

Número

Sección

Artigo de Revisão