9. Educação especial e o contexto escolar: uma revisão de literatura

Autores

  • Edilene Sanchez Baptista Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
  • Daniel Marcelino dos Santos Mestre pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Resumo

Neste artigo objetivou-se verificar, por meio de uma revisão de literatura, quais são os principais aspectos encontrados pelas pesquisas atuais que se relacionam com o processo de aprendizagem dos alunos atendidos pela educação especial. Para a pesquisa, foram selecionados os artigos indexados à base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleta foi realizada entre os meses de abril e maio de 2017, em um recorte temporal de cinco anos, ou seja, foram selecionados os artigos cujas publicações ocorreram entre 2011 e 2016. Conforme a análise, os artigos foram agrupados em categorias, de acordo com suas características comuns. A categoria que concentrou mais artigos foi aquela que tratava de formação de professores / necessidade de conhecimento técnico / necessidade de mudança de concepções dos professores. A educação especial avançou no que diz respeito à organização normativa, porém, ainda carece de estratégias para sua efetivação no contexto escolar.

Palavras-chave: Educação Especial; Aprendizagem; Educação Inclusiva; Política Pública.

 

ABSTRACT: This article aimed to verify, through a literature review, what are the main aspects found by current research that relate to the learning process of the students attended by special education. For the research, the articles indexed to the SciELO - Scientific Electronic Library Online database were selected. The collection was carried out between April and May 2017, a time cut of five years, that is the articles whose publications occurred between 2011 and 2016 were selected. According to the analysis, articles grouped into categories according to their characteristics. The category that concentrated more articles was the one that dealt with teacher training / need for technical knowledge / need to change teachers' conceptions. Special education has advanced with respect to normative organization, but still lacks strategies for its effectiveness in the school context.

Keywords: Special Education; Learning; Inclusive Education; Public Policy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Sanchez Baptista, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes-UMC

Pós-graduada em Educação Inclusiva

 

Daniel Marcelino dos Santos, Mestre pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Referências

ARAÚJO, U. F. Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 30 abr. 2015.

_______. Ministério da Educação. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 abr. 2015.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf. Acesso em: 8 ago. 2014.

COSTA, Valdelúcia Alves da. As demandas de formação e da prática docente inclusiva sob a égide dos direitos humanos. In: SILVA, Aída Maria Monteiro;

COSTA, Valdelúcia Alves da. Educação inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2015 p. 149-170.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada. Blumenau, v.2, n.4, p.1-13, Sem II, 2008.

FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa. Análise do conteúdo. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Metódos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2.ed., 2014.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1985.

FREITAS, Ana Paula de. Um estudo sobre as relações de ensino na educação inclusiva: indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Espec., vol.18, n.3, p.411-430, set 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382012000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 3 mar. 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. v.1, 120p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed., São Paulo: Atlas, 1999.

GLAT, Rosana. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais: Rio de Janeiro: Editora Eduerj, 2013

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.

NUNES, Clarice. I CONGRESSO LUSO- BRASILEIRO DA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO, LEITURA E ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL (1550-1970). In: FARIA, L.M. (Org.). Modos de ler, formas de escrever: estudos da história da leitura e da escrita no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4037/1/Pesquisas%20em%20Hist%C3%B3ria%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 3 mar. 2014 .

PARO, V.H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011, 248p.

SANTOS. Daniel Marcelino. Gestão escolar e a política nacional de educação inclusiva: o diretor frente à política pública. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) Pós-Graduação em Políticas Públicas. Mogi das Cruzes. Universidade de Mogi das Cruzes, 2016.

SANTOS, Teresa Cristina Coelho dos.; MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Práticas de professores frente ao aluno com deficiência intelectual em classe regular. Rev. Bras. Educ. Espec., vol.21, n.3, p.395-408, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382015000300395&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 4.mar. 2017.

SILVA, Ainda Maria Monteiro. A formação docente na perspectiva da educação inclusiva e a relação com os direitos humanos. In: SILVA, Aída Maria Monteiro; SILVA, Maciel Henrique; SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed., 2.reimp., São Paulo: Editora Contexto, 2009.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TURNER, Jonathan H. Sociologia conceitos e aplicações. São Paulo: Editora Markon, 2000.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

01-02-2018

Como Citar

Baptista, E. S., & Santos, D. M. dos. (2018). 9. Educação especial e o contexto escolar: uma revisão de literatura. Revista Científica UMC, 3(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/193

Edição

Seção

Artigo de Revisão