8. Media training para nutricionistas: uma experiência prática

Autores

  • Agnes de Sousa Arruda Rocco Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Jamile Fernandes Ramos Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Simone Leone Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Tatiana Santiago Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Resumo

Os cursos de Jornalismo e de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) uniram-se no primeiro semestre letivo de 2017 para desenvolver com os alunos uma atividade prática interdisciplinar. Utilizando a técnica do media training, abordada na disciplina Assessoria de Imprensa, os estudantes de Jornalismo foram desafiados a treinar os alunos de Nutrição para uma entrevista em vídeo. Esses alunos, por sua vez, prepararam o conteúdo na disciplina Educação Nutricional. Como resultado final do processo, foi produzida uma série de conteúdos em audiovisual sobre temáticas variadas. Neste trabalho descreve-se o desenvolvimento da atividade e apresenta-se considerações sobre a viabilidade de sua execução.

Palavras-chave: Jornalismo; Nutrição; Interdisciplinaridade; Assessoria de Imprensa; Educação Nutricional.

 

Abstract: The Journalism and Nutrition courses of the University of Mogi das Cruzes (UMC) were united in the first semester of 2017 to develop with students a practical interdisciplinary activity. Using the technique of media training, addressed in the discipline Press Office, Journalism students were challenged to train Nutrition students for a video interview. These students, in turn, prepared the content in the Nutrition Education course. As a final result of the process, a series of audiovisual content was produced on varied topics. This work describes the development of the activity and presents considerations about the feasibility of its execution.

Keywords: Journalism; Nutrition; Interdisciplinarity; Press Office; Nutrition Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes de Sousa Arruda Rocco, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Professora coordenadora dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Jamile Fernandes Ramos, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Professora coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Simone Leone, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Professora da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Tatiana Santiago, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Professora da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Referências

ENTREATOS. Documentário. Direção: João Moreira Sales. Produção: Raquel Freire Zangrandi. Brasil, 2004. Disponível em: <http://filmescult.com.br/entreatos-2004/>. Acesso em: mar./ abr., 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, VIGITEL 2016. Resolução CNF n°380/2005 dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Disponível em <http://www.portalsaude.saude.gov.br>. Acesso em: 20 mai. 2017.

UMC. Projeto Pedagógico de Curso: Jornalismo. 2015. Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP.

UMC. Projeto Pedagógico de Curso: Nutrição. 2015. Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP.

Downloads

Publicado

01-08-2017

Como Citar

Rocco, A. de S. A., Ramos, J. F., Leone, S., & Santiago, T. (2017). 8. Media training para nutricionistas: uma experiência prática. Revista Científica UMC, 2(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/160

Edição

Seção

Relato de Experiência