A APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO NOS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Islânia Soares de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Layana Cruz Pereira Barros Universidade Federal do Piauí
  • Magda Vanessa Moura Teixeira Universidade Federal do Piauí
  • Naelle Daiane de Abreu Costa Universidade Federal do Piauí
  • Suzana Lima de Sousa Universidade Federal do Piauí

Resumo

Esse ensaio é resultado dos estudos na disciplina de Didática da Língua Portuguesa na Universidade Federal do Piauí. O texto versa sobre a “Aprendizagem do vocabulário nos primeiros anos de alfabetização”. A investigação teve como objetivo  analisar o desenvolvimento da aprendizagem e do ensino do vocabulário, bem como, a sua relação com a leitura e escrita no processo de alfabetização. Portanto, o ensaio tem como questão norteadora: Como ensinar o vocabulário no processo de alfabetização para que os alunos adquiram competências e habilidades que lhe permitam desenvolver e ampliar o seu conhecimento escrito e oral ao longo da vida? Essa inquietação tem como justificativa a importância de desenvolver práticas pedagógicas nas formas de abordagem aos processos de ensino do vocabulário, enquanto elemento e fator de aproximação das crianças ao mundo letrado. Este ensaio acadêmico está ancorado em pesquisas bibliográficas de estudos anteriores sobre a temática.

Palavras-Chaves: Vocabulário; Aprendizagem; Alfabetização.

 

Biografia do Autor

Islânia Soares de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Layana Cruz Pereira Barros, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Magda Vanessa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Naelle Daiane de Abreu Costa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Suzana Lima de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Educação é a base. Brasília, Ministério da Educação, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 05 de outubro de 2022.

Como desenvolver o vocabulário infantil. Instituto Neuro Saber. 01 de Jul.de 2021.Disponívelhttps://institutoneurosaber.com.br/como-desenvolver-o-vocabulario-infan til/. Acesso em: 03 de outubro de 2022.

COYNE, M. D.; MCCOACH, D. B.; LOFTUS, S.; ZIPOLI, R.; e KAPP, S. (2009). Direct vocabulary instruction in kindergarten: Teaching for breadth versus depth. Elementary School Journal, 110(1), 1–18.

Christ, T., & Wang, X. C. (2010). Bridging the vocabulary gap: What the research tells us about vocabulary instruction in early childhood. Young Children, 65(4), 84–91.

Greenwood, C. R., Carta, J. J., Walker, D., Watson-Thompson, J., Gilkerson, J., Larson, A. L., & Schnitz, A. (2017). Conceptualizing a public health prevention intervention for bridging the 30 million word gap. Clinical Child and Family Psychology Review, 20(1), 3–24.

Hart, B., & Risley, T. (1995). Meaningful differences in the everyday experience of young American children. Brookes Publishing.

Jalongo, M. R., & Sobolak, M. J. (2011). Supporting young children’s vocabulary growth: The challenges, the benefits, and evidence-based strategies. Early Childhood Education Journal, 38(6), 421–429.

Marulis, L. M., & Neuman, S. B. (2010). The effects of vocabulary intervention on young children’s word learning: A meta-analysis. Review of Educational Research, 80(3), 300–335.

Mata, L. (2010a). Brincar com a escrita – Um assunto muito sério. Cadernos de Educação de Infância, 90, 31-34.

Morrow, L. (1997). Literacy development in the early years – Helping children read and write. Allyn & Bacon.

Newman, R. S., Rowe, M. L., & Bernstein Ratner, N. (2016). Input and uptake at 7 months predicts toddler vocabulary: The role of child-directed speech and infant processing skills in language development. Journal of Child Language, 43(5), 1158–1173.

Sedita, J. (2005). Effective vocabulary instruction. Insights on Learning Disabilities, 2(1), 33–45.

STAHL, S. A ; FAIRBANKS, M. M. The effects of vocabulary instruction: a modelbased meta-analysis. Review of Educational Research, 56, 72-110, 1986.

Owens, R. E. (2012). Language development: An introduction. Pearson Education.

ROCHA, S. A.; SANTOS, A. M. Léxico e cultura: desenvolvendo a competência lexical em sala de aula através do estudo de nome fantasias de estabelecimentos comerciais. Revista Primeira Escrita, Aquidauana, n. 6, p. 145-156, 2019.

Rowe, M. L. (2012). A longitudinal investigation of the role of quantity and quality of child-directed speech in vocabulary development. Child Development, 83(5), 1762–1774.

Tannenbaum, K. R., Torgesen, J. K., & Wagner, R. K. (2006). Relationships between word knowledge and reading comprehension in third-grade children. Scientific Studies of Reading, 10(4), 381–398.

Wasik, B. A., Hindman, A. H., & Snell, E. K. (2016). Book reading and vocabulary development: A systematic review. Early Childhood Research Quarterly, 37, 39–57.

Weisleder, A., & Fernald, A. (2013). Talking to children matters: Early language experience strengthens processing and builds vocabulary. Psychological Science, 24(11), 2143–2152.

RIGONATTO, Mariana. "O que é variação linguística?" Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-variacao-linguistica.htm. Acesso em 04 de outubro de 2022.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Soares de Oliveira, I., Cruz Pereira Barros, L., Moura Teixeira, M. V., de Abreu Costa, N. D., & Lima de Sousa, S. (2023). A APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO NOS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Científica UMC, 8(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1793

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico