A APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO NOS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Islânia Soares de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Layana Cruz Pereira Barros Universidade Federal do Piauí
  • Magda Vanessa Moura Teixeira Universidade Federal do Piauí
  • Naelle Daiane de Abreu Costa Universidade Federal do Piauí
  • Suzana Lima de Sousa Universidade Federal do Piauí

Resumo

Esse ensaio é resultado dos estudos na disciplina de Didática da Língua Portuguesa na Universidade Federal do Piauí. O texto versa sobre a “Aprendizagem do vocabulário nos primeiros anos de alfabetização”. A investigação teve como objetivo  analisar o desenvolvimento da aprendizagem e do ensino do vocabulário, bem como, a sua relação com a leitura e escrita no processo de alfabetização. Portanto, o ensaio tem como questão norteadora: Como ensinar o vocabulário no processo de alfabetização para que os alunos adquiram competências e habilidades que lhe permitam desenvolver e ampliar o seu conhecimento escrito e oral ao longo da vida? Essa inquietação tem como justificativa a importância de desenvolver práticas pedagógicas nas formas de abordagem aos processos de ensino do vocabulário, enquanto elemento e fator de aproximação das crianças ao mundo letrado. Este ensaio acadêmico está ancorado em pesquisas bibliográficas de estudos anteriores sobre a temática.

Palavras-Chaves: Vocabulário; Aprendizagem; Alfabetização.

 

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Biografia do Autor

Islânia Soares de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Layana Cruz Pereira Barros, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Magda Vanessa Moura Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Naelle Daiane de Abreu Costa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Suzana Lima de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Soares de Oliveira, I., Cruz Pereira Barros, L., Moura Teixeira, M. V., de Abreu Costa, N. D., & Lima de Sousa, S. (2023). A APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO NOS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Científica UMC, 8(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1793

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico