A APRENDIZAGEM DO VOCABULÁRIO NOS PRIMEIROS ANOS DE ALFABETIZAÇÃO
Abstract
Esse ensaio é resultado dos estudos na disciplina de Didática da Língua Portuguesa na Universidade Federal do Piauí. O texto versa sobre a “Aprendizagem do vocabulário nos primeiros anos de alfabetização”. A investigação teve como objetivo analisar o desenvolvimento da aprendizagem e do ensino do vocabulário, bem como, a sua relação com a leitura e escrita no processo de alfabetização. Portanto, o ensaio tem como questão norteadora: Como ensinar o vocabulário no processo de alfabetização para que os alunos adquiram competências e habilidades que lhe permitam desenvolver e ampliar o seu conhecimento escrito e oral ao longo da vida? Essa inquietação tem como justificativa a importância de desenvolver práticas pedagógicas nas formas de abordagem aos processos de ensino do vocabulário, enquanto elemento e fator de aproximação das crianças ao mundo letrado. Este ensaio acadêmico está ancorado em pesquisas bibliográficas de estudos anteriores sobre a temática.
Palavras-Chaves: Vocabulário; Aprendizagem; Alfabetização.
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