FFMsim: Ferramenta computacional para simular o processo de Feed Forward Modeling para o miócito ventricular de coelho
Palavras-chave:
Ferramental Computacional, Modelagem Matemática, Estimulação beta-adrenérgicaResumo
Objetivo: Desenvolver uma ferramenta computacional para simular o processo de Feed Forward Modeling (FFM) em um modelo matemático que descreve o complexo fenômeno do acoplamento da excitação – contração no miócito ventricular de coelho. Métodos: Para o desenvolvimento do modelo matemático foi utilizada uma curva empírica para atualização dos parâmetros biofísicos dependentes da frequência de estimulação. Já para a implementação da ferramenta computacional utilizamos o MATLAB e sua biblioteca APP Design para a interface gráfica. Para teste da ferramenta foram realizados dois experimentos “in silico”: i) Curso temporal da força de contratação e Potencial de Ação e ii) Relação Força – Frequência, ambos comparando a modelagem tradicional vs a modelagem com FFM. Resultados: A ferramenta desenvolvida apresenta interface amigável e de fácil compreensão para o usuário. Em relação a força de contração observou-se um aumento de 25% na amplitude, seguido de um relaxamento mais rápido, ou seja, uma redução de 5.6% no tempo de relaxamento, resultados já demonstrados na literatura. Também se destaca uma redução de 3.6% na duração do PA quando comparado com o modelo sem a aplicação do FFM. Além disso o uso do FFM mantém uma relação força-frequência positiva em uma faixa de frequência mais ampla em comparação com a modelagem tradicional o que está de acordo com o que foi relatado por Silva et al. (2023).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR