FFMsim: Ferramenta computacional para simular o processo de Feed Forward Modeling para o miócito ventricular de coelho
Keywords:
Ferramental Computacional, Modelagem Matemática, Estimulação beta-adrenérgicaAbstract
Objetivo: Desenvolver uma ferramenta computacional para simular o processo de Feed Forward Modeling (FFM) em um modelo matemático que descreve o complexo fenômeno do acoplamento da excitação – contração no miócito ventricular de coelho. Métodos: Para o desenvolvimento do modelo matemático foi utilizada uma curva empírica para atualização dos parâmetros biofísicos dependentes da frequência de estimulação. Já para a implementação da ferramenta computacional utilizamos o MATLAB e sua biblioteca APP Design para a interface gráfica. Para teste da ferramenta foram realizados dois experimentos “in silico”: i) Curso temporal da força de contratação e Potencial de Ação e ii) Relação Força – Frequência, ambos comparando a modelagem tradicional vs a modelagem com FFM. Resultados: A ferramenta desenvolvida apresenta interface amigável e de fácil compreensão para o usuário. Em relação a força de contração observou-se um aumento de 25% na amplitude, seguido de um relaxamento mais rápido, ou seja, uma redução de 5.6% no tempo de relaxamento, resultados já demonstrados na literatura. Também se destaca uma redução de 3.6% na duração do PA quando comparado com o modelo sem a aplicação do FFM. Além disso o uso do FFM mantém uma relação força-frequência positiva em uma faixa de frequência mais ampla em comparação com a modelagem tradicional o que está de acordo com o que foi relatado por Silva et al. (2023).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR