Tráfico De Animais Silvestres Nos Países Andino-Amazônicos
Palavras-chave:
Tráfico de animais, cooperação internacional, andino-amazônica, CDB, CITESResumo
Objetivo: O artigo busca compreender a problemática do tráfico de animais silvestres na região andino-amazônica e suas consequências ambientais. Método: Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se por uma abordagem metodológica dedutiva, combinando elementos de pesquisa descritiva e revisão bibliográfica. Esse método permitiu a análise sistemática e crítica de uma vasta gama de fontes de informação disponíveis na literatura especializada. Resultados: A cooperação internacional desempenha um papel crucial na abordagem do tráfico de animais silvestres, pois se trata de um crime transfronteiriço. Acordos internacionais como a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) buscam promover a cooperação entre os países para a conservação da biodiversidade e o controle do comércio ilegal de animais. Considerações finais: a importância da cooperação internacional no combate ao tráfico de animais silvestres, enfatizando a necessidade de ações regionais entre países andino-amazônicos. Isso inclui o reforço da fiscalização, o fortalecimento institucional e o controle conjunto das leis de comércio de vida selvagem. Além disso, destaca a necessidade de educação pública e abordagens sociais para combater a demanda e envolvimento de crianças no tráfico de animais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR