13. Passos lentos da certificação de acreditação na odontologia
Resumo
Os prestadores de serviços de saúde tiveram que, ao longo dos anos, se adaptar à evolução da exigência da qualidade e segurança de seus serviços, por exigência do mercado competitivo, globalizado e de seus usuários. Para isso, lançaram mão de ferramentas de gestão de qualidade, para obter resultados em melhoria dos serviços. Certificado de acreditação é uma dessas ferramentas que conferem a estabilidade da credibilidade da qualidade e segurança dos serviços prestados, por meio de métodos avaliadores voluntários, periódicos e reservados aos serviços de saúde. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Joint Commission International(JCI) são duas das diversas instituições acreditadoras, sendo que na ONA existem mais de 700 certificados ativos de serviços hospitalares. O mesmo ocorreu para prestadores de serviços odontológicos, porém, com um número muito pequeno de certificados, sendo apenas três ativos na ONA em 2018. Para este artigo foram analisados aspectos que justifiquem o número ainda pequeno de prestadores de servidores odontológicos com certificados de acreditação em um mercado acelerado e competitivo.
Palavras-chave: Qualidade; Acreditação; Saúde.
Abstract: Health service providers have had to adapt to the evolution of the quality and safety requirements of their services over the years, due to the competitive and globalized market, especially of its users. For this they have used Quality Management tools to obtain results in improving the services. Certificate of Accreditation is one of those tools that confer the stability of the credibility of the quality and safety of the services provided through voluntary, periodic and reserved methods to health services. The Organização Nacional de Acreditação(ONA) and the Joint Commission International(JCI) are two of the several accrediting institutions, and ONA has more than 700 active certificates of hospital services. The same has also occurred for dental service providers, however, in a very small number of certificates, with only three ONA assets in 2018. For this article was examined some aspects that justify that in an accelerated and competitive market where many health care establishments have large active accreditation certificates and for dental service providers is still very small and they walk in short and slow steps.
Keywords: Quality; Accreditation; Health.
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