OS DIÁLOGOS PELA INTERCULTURALIDADE E A DISPUTA DISCURSIVA DAS MINORIAS POLÍTICAS NO COMBATE À PATOLOGIA NEOFASCISTA
Abstract
Este trabalho analisa as contribuições de Boaventura de Sousa Santos em busca da efetivação de uma sociedade intercultural e de uma cidadania subalterna local/global em meio ao fortalecimento de uma patologia coletiva neofascista tendente à retrotopia, exposta como uma problemática nevrálgica das minorias políticas na sociedade contemporânea, conforme os argumentos de Jason Stanley e Zygmunt Bauman. Desde essas articulações teóricas, conjugam-se as rotas de fuga propostas por Boaventura para superar as retrotopias despóticas, a fim de elencar as possibilidades utópicas para um futuro próximo que seja menos desigual e, de fato, intercultural. Partindo dessas reflexões coletivas, utilizou-se o método de raciocínio dedutivo e o método de pesquisa bibliográfico.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
CABNAL, Lorena. Acercamiento a la construcción de la propuesta de pensamiento epistémico de las mujeres indígenas feministas comunitarias de Abya Yala. In: Momento de paro. Tiempo de rebelión. Miradas feministas para reinventar la lucha. Minervas Ediciones, 2010.
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.
GUILLAUMIN, Colette. Prática do poder e ideia de natureza. In: FALQUET, Jules (et. al.). O patriarcado desvendado: teoria de três feministas materialistas. Recife: SOS Corpo e Cidadania, 2014.
REICH, Wilhelm. Psicologia de massas do fascismo, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
STANLEY, Jason. How Fascism Works: The Politics of Us and Them. Nova Iorque: Random House, 2018, 240 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR