OS DIÁLOGOS PELA INTERCULTURALIDADE E A DISPUTA DISCURSIVA DAS MINORIAS POLÍTICAS NO COMBATE À PATOLOGIA NEOFASCISTA
Resumo
Este trabalho analisa as contribuições de Boaventura de Sousa Santos em busca da efetivação de uma sociedade intercultural e de uma cidadania subalterna local/global em meio ao fortalecimento de uma patologia coletiva neofascista tendente à retrotopia, exposta como uma problemática nevrálgica das minorias políticas na sociedade contemporânea, conforme os argumentos de Jason Stanley e Zygmunt Bauman. Desde essas articulações teóricas, conjugam-se as rotas de fuga propostas por Boaventura para superar as retrotopias despóticas, a fim de elencar as possibilidades utópicas para um futuro próximo que seja menos desigual e, de fato, intercultural. Partindo dessas reflexões coletivas, utilizou-se o método de raciocínio dedutivo e o método de pesquisa bibliográfico.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
CABNAL, Lorena. Acercamiento a la construcción de la propuesta de pensamiento epistémico de las mujeres indígenas feministas comunitarias de Abya Yala. In: Momento de paro. Tiempo de rebelión. Miradas feministas para reinventar la lucha. Minervas Ediciones, 2010.
FEDERICI, Silvia. O Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. SP: Elefante, 2017.
GUILLAUMIN, Colette. Prática do poder e ideia de natureza. In: FALQUET, Jules (et. al.). O patriarcado desvendado: teoria de três feministas materialistas. Recife: SOS Corpo e Cidadania, 2014.
REICH, Wilhelm. Psicologia de massas do fascismo, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
STANLEY, Jason. How Fascism Works: The Politics of Us and Them. Nova Iorque: Random House, 2018, 240 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR