Efeito da isoflavona de soja no perfil lipídico de mulheres no climatério
Palabras clave:
Isoflavonas de soja, Climatério, Menopausa, Doenças Cardiovasculares, Perfil LipídicoResumen
Introdução: O climatério é uma fase natural na vida das mulheres, abrange três etapas (pré-menopausa, perimenopausa e pós-menopausa). Durante esse período, as alterações fisiológicas e metabólicas decorrem da redução dos folículos ovarianos e do estrogênio. Com o declínio hormonal, o desequilíbrio no perfil lipídico pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. As isoflavonas de soja, por sua semelhança molecular com o estrogênio, são consideradas benéficas para a saúde cardiovascular devido à melhora nos parâmetros lipídicos. Objetivo: Revisar a literatura a respeito dos efeitos da isoflavona de soja e seu benefício no perfil lipídico em mulheres no climatério. Método: levantamento bibliográfico a partir de dados nacionais e internacionais sobre a mulher no climatério e o efeito do consumo de isoflavona de soja no perfil lipídico, em bases de dados: Pubmed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) retroativos a 10 anos. Resultados: Uma revisão de seis estudos clínicos randomizados, realizados em diferentes países, não demonstraram efeitos significativos no perfil lipídico em mulheres no climatério com a suplementação de isoflavona de soja. Conclusão: Não foi observado efeito significativo com a suplementação de isoflavona de soja. Estudos futuros são necessários para confirmar os benefícios e compreender a eficácia das isoflavonas de soja.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica UMC
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR