Retenção do conhecimento acerca das técnicas de primeiros socorros entre graduandos de medicina
Palavras-chave:
Técnicas de primeiros socorros, Estudantes de medicina, Suporte Básico de Vida, Retenção de conhecimentoResumo
Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento entre estudantes de medicina em relação às técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV). Métodos: Realizou-se uma revisão da literatura no Google Scholar, PubMed e Scielo, utilizando descritores e critérios de seleção. Analisamos a retenção de conhecimento em SBV, considerando conhecimento prévio, desempenho pós-treinamento e retenção após 1 e 2 anos de treinamento. Resultados: Observamos variações no conhecimento prévio de SBV nos estudantes. Destacam-se desempenhos superiores em Pará e Puducherry, com precisão de 34,40% em Amravati. A proficiência pós-treinamento geralmente acima de 50%, aumentando em 7% em Pará e 32,3% em Puducherry. As taxas de erro, especialmente no Reino Unido, foram significativas imediatamente após o treinamento e aumentaram após 1 ano, com 20,6% em Amravati. Após dois anos, houve variações, com uma redução significativa de 18% em Nijmegen (Países Baixos). O treinamento em SBV foi eficaz, com boa retenção em curto prazo, enfatizando a necessidade de reforço contínuo em 18 a 24 meses. Conclusão: Cursos de SBV melhoram o desempenho do estudante. Revisões espaçadas em cursos obrigatórios são essenciais convertendo memória de curto prazo em longo prazo. São necessários mais estudos para compreender o impacto dos métodos de ensino na retenção de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR