O pátio escolar: uma oportunidade de conhecer a natureza
Palavras-chave:
Biodiversidade, Desemparedamento da escola, Morfologia Vegetal, Políticas PúblicasResumo
Objetivo: desenvolver material didático para atividades práticas, com informações sobre as árvores encontradas no pátio da Escola Municipal João Antonio Batalha, no município de Mogi das Cruzes, SP. Métodos: Foram coletadas amostras de material vegetativo (ramos e folhas) das espécies vegetais de diferentes hábitos (arvore, arbustos e herbáceas), que se encontravam no pátio da escola e utilizados caracteres vegetativos, como a forma, a margem, o ápice e a base do limbo para elaboração da chave de identificação ou chave dicotômica. Resultados: Foram encontradas 11 espécies, seis árvores (amoreira, araçazeiro, aroeira-salsa, goiabeira, limoeiro e pata-de-vaca), dois arbustos (azaléia e roseira) e três herbáceas (manjericão, quebra-pedra e poejo). A chave dicotômica foi composta por 10 passos. Foi elaborado Glossário com as características das folhas, para facilitar a utilização da chave. Conclusão: Apesar do pátio fornecer possibilidades que contribuem para o desemparedamento da escola, os conhecimento em Botânica são pouco explorados, Tais iniciativas aliadas a Educação Ambiental enriquecem a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis.
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