Ferramenta computacional para auxiliar na criação e aplicação de questionários em indivíduos com transtorno do espectro autista
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Teste Psicológico, Framework, Ferramenta ComputacionalResumo
Objetivo: Este artigo apresenta uma ferramenta computacional com interface amigável capaz de apoiar a criação e aplicação de diferentes tipos de questionários por profissionais tais como testes para anamnese e questionários para realizar o acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Método: No processo de desenvolvimento foi levado em conta as características e habilidades particulares as pessoas com algum grau de acometimento do TEA, bem como os conceitos de Engenharia de software, Linguagem de Modelagem Unificada, Qualidade de Software (normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598) e testes psicológicos. Para validação os requisitos implementados, foram realizados testes de software. Resultados: O software permite cadastrar as pessoas que vão realizar os testes, elaborar os questionários com perguntas de múltiplas escolhas, imagens e áudios, além de aplicá-los e obter relatórios detalhados sobre o desempenho daqueles que realizaram os testes. Considerações finais: O software desenvolvido pode ser uma ferramenta útil para apoiar profissionais da saúde no desenvolvimento e aplicação de questionários personalizados para pacientes com TEA e outras condições.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR