Desenvolvimento e validação do LUD Dinamômetro para medição da força de preensão palmar
Palavras-chave:
Preensão palmar, Dinamômetro, Força de preensão máximaResumo
Objetivo: Desenvolver um dinamômetro eletrônico, com peso, sensibilidade e confiabilidade adequada para quantificar a força em indivíduos com mobilidade e força reduzida, sem gerar desconforto durante o procedimento de avaliação. Métodos: O dinamômetro utilizará um bulbo de borracha como transdutor da força de preensão palmar em pressão, um sensor de pressão e um microcontrolador para converter o sinal elétrico em unidade de força. A informação da força indicada no display será comparada com a força aplicada por uma máquina de ensaio. Resultados: O teste de confiabilidade e precisão apresentou resultados que podem ser considerados adequados: erro médio encontrado foi de -0,13kgf ou -0,66 % do fundo de escala (FE), incerteza de ± 0,14 N ou 0,7 % (FE), repetibilidade igual ± 0,04 kgf ou 0,2 % (FE) e ICC de 0,9969. Conclusão: Comparando os resultados obtidos com os disponíveis envolvendo o padrão Ouro, apontam para o desenvolvimento de um protótipo leve, com precisão e confiabilidade adequada. As características encontradas no dispositivo desenvolvido nesta pesquisa poderão contribuir com o processo de diagnóstico e na qualidade do tratamento de lesões de membros superiores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR