Quantificação da alteração de temperatura em membros superiores durante o exercício resistido por meio de processamento de imagens de termografia infravermelhas
Palavras-chave:
Termografia, Infravermelho, SegmentaçãoResumo
Objetivo: Quantificar a área de alteração de temperatura em membros superiores antes, durante e após a prática do exercício resistido do tipo Rosca Scott por meio de processamento de imagens de termografia infravermelhas. Métodos: Todos os procedimentos utilizados respeitaram os princípios éticos aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com parecer consubstanciado número: (CAAE 55217816.7.0000.5497). Portanto, foram utilizados 310 Imagens de termografia infravermelhas de 31 voluntários do sexo masculino com idade entre 18 e 40 anos, saudáveis, recrutados nos cursos de graduação e pós-graduação da UMC, as imagens foram comparadas pelo software ThermoCam. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que as áreas de interesse entre os Membros Superiores Direito e Esquerdo tem pequena alteração que se mantem de maneira uniforme até 30 minutos após a última série de exercícios resistidos. Comparando diferentes indivíduos nas etapas de registro foi possível observar que a camada de gordura subcutânea influencia na quantificação, pois comporta-se como meio isolante. Conclusão: A técnica utilizada identifica de forma rápida a resposta do corpo humano à atividade proposta mostrando a eficiência do exercício e possibilitando adaptações à prática da atividade física resistida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR