Existe uma padronização do que o especialista escreve nos laudos mamográficos dependendo do diagnóstico com o protocolo BI-RADS?
Palavras-chave:
Câncer de mama, Mamografia, Serviço Hospitalar de Radiologia, protocolo BI-RADS, Políticas PúblicasResumo
Objetivo: verificar se existe uma padronização do que o especialista escreve nos laudos mamográficos dependendo do diagnóstico com o protocolo BI-RADS. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva, retrospectiva e documental, que compara os desfechos dos laudos de mamografia obtidas de mulheres que em algum momento fizeram o exame, com o que sugere o Colégio Americano de Radiologia. A amostra foi composta por 197 laudos de mamografia, sendo uma amostra aleatória não probabilística. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, gráficos e tabelas, contendo números absolutos e percentuais. Resultados: Construiu-se tabelas com informações existentes nos laudos de acordo com pedidos solicitados e de acordo com a recomendação do médico como também a descrição dos resultados em laudos que apresentaram nódulos. Conclusão: Com esse estudo foi possível observar que a emissão do laudo de mamografia, varia de acordo com o profissional, é possível identificar que não há uma padronização na emissão dos laudos mamográficos como sugere o Colégio Americano de Radiologia. O estudo abordou questões referentes à saúde e às políticas públicas para o controle do câncer de mama no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR