Impactos De Zoonoses Na Qualidade De Vida No Estado De São Paulo
Palavras-chave:
Saúde Única, Meio ambiente, Doenças infecciosas, Medidas preventivas, Demandas sociaisResumo
Objetivo: analisar a ocorrência de doenças no Estado de São Paulo, assim como identificar a menção de medidas preventivas e sua relação com a qualidade de vida. Métodos: Para tanto, foram selecionadas 10 doenças zoonóticas como termos indexadores em bases bibliográficas, considerando São Paulo como recorte regional. Resultados/Revisão Bibliográfica: revelado que a doença de Chagas, dengue, leptospirose e febre-amarela são as mais citadas nos artigos analisados. Além disso, foram identificados três fatores principais relacionados à qualidade de vida, sendo eles: demográficos, socioeconômicos e exposição ao agente transmissor. Considerações finais: os fatores identificados devem ser considerados na elaboração de políticas públicas de saúde, assim como o conhecimento da população sobre a prevenção de doenças zoonóticas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR