Qualidade dietética e sono como pré-determinantes do desempenho acadêmico

Autores

  • Núbia Márcia Maia Universidade de Mogi das Cruzes
  • Gabriel Domingues dos Santos Universidade de Mogi das Cruzes
  • Allan Vinicius Santos do Prado Universidade de Mogi das Cruzes
  • Beatriz Vianna Cesar Oliveira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Gabriela Rita Alves Colaço Universidade de Mogi das Cruzes
  • Luiz Felipe Rocha Universidade de Mogi das Cruzes
  • Matheus Gonçalves Della Nina Raffo Universidade de Mogi das Cruzes
  • Wagner Alves de Souza Júdice Universidade de Mogi das Cruzes

Palavras-chave:

Sono, Nutrição, Qualidade dietética, Desempenho acadêmico

Resumo

Objetivo: Avaliar a correlação entre a qualidade do sono e os hábitos alimentares com o desempenho acadêmico de estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de revisão literária nos bancos de dados PubMed, SciElo, LILACS e Google Acadêmico. Considerou-se apenas artigos relacionados à relação qualidade dietética, qualidade de sono e desempenho acadêmico do período de 2013 a 2023. Resultados: Estudantes com boa alimentação tiveram melhor rendimento acadêmico. Um estudo não mostrou associação entre desempenho e qualidade dietética. Houve correlação negativa entre IMC e rendimento. Alunos que pulam o café da manhã ou consomem "junk food" tendem a ter notas mais baixas. Consumo regular de café da manhã, menor ingestão de bebidas açucaradas e consumo de frutas e vegetais aumentaram o desempenho acadêmico. Mais de 60% dos estudantes apresentaram má qualidade de sono, impactando negativamente a saúde física e psicológica. Sono ruim estava significativamente associado ao baixo desempenho acadêmico. Duração do sono não apresentou associação estatisticamente significativa. Conclusão: A qualidade do sono e hábitos alimentares impactam o desempenho acadêmico de estudantes universitários. Escolhas alimentares saudáveis e padrões de sono adequados são essenciais para melhorar o rendimento. Outros fatores como gênero, estado civil, profissão, renda, etilismo, tabagismo, atividades físicas e sobrepeso, podem estar associados ao rendimento acadêmico. 

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

Maia, N. M., dos Santos, G. D., do Prado, A. V. S., Oliveira, B. V. C., Colaço, G. R. A., Rocha, L. F., … Júdice, W. A. de S. (2023). Qualidade dietética e sono como pré-determinantes do desempenho acadêmico. Revista Científica UMC, 8(3), e080300018. Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1953

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