Qualidade dietética e sono como pré-determinantes do desempenho acadêmico
Palavras-chave:
Sono, Nutrição, Qualidade dietética, Desempenho acadêmicoResumo
Objetivo: Avaliar a correlação entre a qualidade do sono e os hábitos alimentares com o desempenho acadêmico de estudantes universitários. Metodologia: Trata-se de revisão literária nos bancos de dados PubMed, SciElo, LILACS e Google Acadêmico. Considerou-se apenas artigos relacionados à relação qualidade dietética, qualidade de sono e desempenho acadêmico do período de 2013 a 2023. Resultados: Estudantes com boa alimentação tiveram melhor rendimento acadêmico. Um estudo não mostrou associação entre desempenho e qualidade dietética. Houve correlação negativa entre IMC e rendimento. Alunos que pulam o café da manhã ou consomem "junk food" tendem a ter notas mais baixas. Consumo regular de café da manhã, menor ingestão de bebidas açucaradas e consumo de frutas e vegetais aumentaram o desempenho acadêmico. Mais de 60% dos estudantes apresentaram má qualidade de sono, impactando negativamente a saúde física e psicológica. Sono ruim estava significativamente associado ao baixo desempenho acadêmico. Duração do sono não apresentou associação estatisticamente significativa. Conclusão: A qualidade do sono e hábitos alimentares impactam o desempenho acadêmico de estudantes universitários. Escolhas alimentares saudáveis e padrões de sono adequados são essenciais para melhorar o rendimento. Outros fatores como gênero, estado civil, profissão, renda, etilismo, tabagismo, atividades físicas e sobrepeso, podem estar associados ao rendimento acadêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR