A experiência de Mogi das Cruzes na realização do 1º Programa Municipal de Incubação de Govtechs do Brasil: Mogi Tech Gov Experience
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Inovação, Políticas Públicas, Hub de Inovação, GovTechsResumo
Objetivo: descrever a experiência de Mogi das Cruzes na implementação do 1º Programa Municipal de Incubação de GovTechs do Brasil, conduzido no Polo Digital da cidade, com ênfase nas startups voltadas para o aprimoramento dos serviços ao cidadão – GovTechs. Métodos: trata-se de pesquisa qualitativa exploratória e investigação empírica. Com relação aos procedimentos técnicos, corresponde a um estudo de caso. Resultados e Discussão: o Mogi Tech Gov Experience buscava soluções já validadas para governo e cidades inteligentes. Dessa forma, a intenção era estabelecer uma via de mão dupla, na qual o governo serviria de plataforma para o desenvolvimento das startups e as startups teriam mais acesso e mais clareza a respeito das dores que pretendiam resolver com a solução. Na ocasião, vinte e oito projetos foram inscritos e dez foram selecionados para o período de incubação. Como resultado, houve o estabelecimento de parcerias entre mais de seis secretarias municipais, o que incluiu diversos momentos de mentoria, apresentações de pitch, pivotagem de BMC, validação de soluções, entre outras atividades. Conclusão: o projeto permitiu a conexão sólida e colaborativa entre as GovTechs participantes e o Poder Público, possibilitando a troca de informações e validação das soluções in loco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR