O uso do bambu como elemento de armação em vergas internas de concreto de pequeno porte
Palavras-chave:
Bambu mossô, Resistência à tração, Material sustentávelResumo
Comparar a resistência entre o aço e o bambu mossô como elemento substituto do aço em vergas internas de concreto armado de pequeno porte e promover o uso de materiais naturais em abundância existentes em diversos países localizados em regiões tropicais são os objetivos desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e empírica, que consiste na comparação da resistência à tração do bambu e do aço utilizados em vergas internas armadas. Como procedimento metodológico, recorreu-se à pesquisa bibliográfica de modo a fundamentar a escolha do tema e sua importância tecnológica para o setor, além da realização dos ensaios com o emprego do aço e do bambu nas estruturas de vergas de concreto, com o intuito comparar os resultados e propor o uso de materiais alternativos de grandes potenciais estruturais. Os resultados apontam que o bambu pode ser considerado excelente opção de material com elevada resistência aos esforços solicitantes, principalmente ao esforço de tração, sendo possível pensar em alternativas de sustentabilidade para o setor de construção civil, a fim de que a realidade possa ser diferente no futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR