Coleta Seminal remota em tempos de pandemia: Impacto real na saúde pública
Palavras-chave:
espermatozoides, motilidade, local de coleta, espermograma, fertilidadeResumo
Objetivo: Analisar a coleta de líquido seminal em casa como um método alternativo para prevenir a disseminação do SARS-COV-2. Métodos: Amostras seminais coletadas em ambientes domiciliares e entregues para análise laboratorial foram comparadas com amostras coletadas em ambientes clínicos de homens sem diagnóstico de infertilidade, de acordo com a motilidade espermática, motilidade total e porcentagem de espermatozoides anormais e normais. Resultados: Quando comparado a coleta em locais remotos e em locais clínicos não foi observado diferenças significativas, no entanto, não houve diferença estatística entre os parâmetros de motilidade seminal. Nossos achados estão correspondentes com a literatura. Conclusão: Os pacientes com dificuldades de locomoção e aqueles que não se sentem confortáveis e preferem coletar amostras em casa podem armazenar espermatozoides com a mesma eficácia que os bancos humanos, a coleta remota não teve efeitos adversos quando comparada com a coleta local. A coleta remota pode ser uma alternativa favorável aos pacientes, evitando a propagação do SARS-COV-2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR