Transtorno de Personalidade Borderline: Análise da Prevalência de Traumas, Suicídios e Impactos de Gênero
Palavras-chave:
Borderline, Cluster B, Prevalência de transtornos, Transtorno de personalidadeResumo
Objetivos: O objetivo desse estudo de revisão foi avaliar a prevalência das ocorrências de traumas, suicídios e gênero em indivíduos acometidos pela personalidade borderline cluster B. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática baseada em artigos que abordavam os transtornos de personalidade do Cluster B, com foco no transtorno borderline. Avaliou-se as variáveis sexo, traumas e suicídio e suas respectivas prevalências. Utilizou-se artigos em inglês e português, indexados em bases como Scielo, Pubmed, BVS e Google Acadêmico. Foram escolhidos 19 artigos (9 em português e 10 em inglês) entre 2013 e 2023. Resultados: Verificamos que 45,5% dos 893 indivíduos com TPB apresentaram trauma emocional. Em relação ao suicídio e TPB, a taxa de suicídio em pacientes com TPB foi de 7,55% em 1.469 casos. Em relação ao gênero, observou-se que 58,35% dos pacientes com TBP eram mulheres, contudo observou-se variações nas porcentagens de mulheres afetadas nos diferentes estudos (74,32%; 35,51% e 50,8%). Conclusão: Este estudo reforça a ligação entre traumas, estresse e o TPB, evidenciando os impactos fisiológicos e psicológicos desses fatores. A associação entre altas taxas de suicídio e o TPB destaca a gravidade do transtorno, oferecendo insights valiosos para orientar abordagens de tratamento e intervenções preventivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR