Câncer de mama: gastos públicos
Palavras-chave:
Câncer de mama, Mamografia, Gastos públicos, Políticas Públicas, Sistema Único de SaúdeResumo
Objetivo: Realizar um estudo quantitativo e qualitativo acerca dos gastos com o câncer de mama, e investimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, além de analisar se o direito à saúde previsto na Constituição Federal está sendo aplicado de maneira eficaz. Métodos: Foram pesquisadas informações que abordassem de maneira quantitativa e qualitativa os gastos que envolvem uma paciente com o diagnóstico de câncer de mama, por meio de bases de dados reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Resultados: O câncer de mama é um dos tipos de câncer que apresenta maiores gastos para a saúde pública no Brasil. Embora tenha aumentado a oferta de mamografias de rastreamento no SUS, regiões como o Norte e Centro Oeste ainda apresentam um baixo número de mulheres rastreadas, sendo assim, o acompanhamento de um maior número de mulheres, bem como a oferta do devido tratamento, também contribui com a qualidade de saúde pública do país. Conclusão: O investimento para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, embora exista, é precário, sendo necessário estabelecer políticas públicas para que o SUS seja capaz de atender, diagnosticar e tratar este aspecto da saúde feminina.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR