Tratamento interdisciplinar na disfunção temporomandibular: uma revisão integrativa com abordagem fisioterapêutica e odontológica
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Disfunção Temporomandibular, Fisioterapia, OdontologiaResumo
Objetivo: Realizar uma revisão integrativa sobre os benefícios que o tratamento interdisciplinar promove em pacientes com disfunção temporomandibular, principalmente no que se refere a abordagem fisioterapêutica e odontológica, e quais são as técnicas utilizadas por ambas as profissões. Métodos: Foi realizada de forma descritiva uma busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, LILACS, MEDLINE e BBO. Resultados: Foram encontrados um total 631 artigos por meio da busca nas bases e uma vez eliminados os estudos duplicados, examinandos os títulos e considerando os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco estudos para esta revisão. Todos os estudos incluídos mostraram resultados satisfatórios quando realizado o tratamento interdisciplinar. A técnica mais utilizada pelos dentistas nesse caso é o uso de placas oclusais, e os exercícios e terapia manual utilizadas pelos fisioterapeutas. Dentre os benefícios proporcionados aos pacientes estão a melhora de equilíbrio, zumbido, dor e amplitude de movimento. Conclusão: O tratamento interdisciplinar na disfunção temporomandibular se torna essencial devido sua etiologia multifatorial, com uso de dispositivos oclusais associados com técnicas manuais de relaxamento e exercícios ativos, passivos e de resistência. Entretanto sugerimos a realização de futuras pesquisas interdisciplinares com outras técnicas de tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR