Usabilidade de Aplicativos móveis na fisioterapia: revisão integrativa
Palavras-chave:
mHealth, Reabilitação, Aceitabilidade de appResumo
Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da existência de usabilidade em aplicativos móveis desenvolvidos atualmente para fisioterapia, suas finalidades e as áreas de atuação. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de estudos científicos publicados no período de 2019 a 2023, realizada no banco de dados SciELO e PubMed com os descritores: Mobile Application, mHealth, healthcare application, applications medical informatics, Modalities physiotherapy, physiotherapy, physiotherapy speciality e rehabilitation. Encontrou-se 509 artigos, utilizando os critérios de seleção obteve-se n=18, desses somente 14 foram incluídos para análise. Resultados: 11 (78,57%) estudos dos 14 selecionados utilizavam Apps de autogerenciamento de atividade física, sendo 4 (28,57%) para traumato-ortopédica. Apenas 5 (35,71%) estudos determinaram cuidados com a usabilidade dos aplicativos móveis e apenas 2 (15,28%) utilizaram escalas para verificar a usabilidade. Conclusão: Os aplicativos móveis na fisioterapia têm como principal finalidade o autogerenciamento de atividade física, sendo a área traumato-ortopédica com mais estudos com uso de aplicativos. Usabilidade dos aplicativos móveis na fisioterapia foram considerados: qual sistema operacional o aplicativo irá processar, a atenção no desenvolvimento voltado ao usuário e utilização de programação que torne o aplicativo mais intuitivo, assim aumentando a aceitabilidade do aplicativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR