Revisão integrativa: mindfulness para a redução da ansiedade e do estresse com uso de aplicativos
Palavras-chave:
mindfulness, ansiedade, estresse, aplicativoResumo
Objetivo: Identificar os estudos sobre aplicativos móveis baseados em Mindfulness para a redução da ansiedade e estresse em acadêmicos. Método: Foi realizada uma revisão integrativa de estudos publicados entre 2010 e 2021 e um levantamento de aplicativos móveis baseado em Mindfulness para a redução da ansiedade e do estresse em acadêmicos e de estudos que comprovem a efetividade desses aplicativos móveis. Foram realizadas buscas em DadBVS, Pubmed e CAPES, Resultados: Dos 28 estudos, 14 tiveram nível de evidencia I. Nos estudos foram identificados dois programas sendo eles para Redução do Estresse Baseado na Meditação Mindfulness (MBSR) e para Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness (MBCT), ambos os programas têm um desenho mais tradicional com duração de aproximadamente oito semanas. Em relação ao levantamento de aplicativos baseado em mindfulness para a redução da ansiedade e estresse em acadêmicos, foi evidenciado apenas 4. Considerações finais: A disponibilidade de redução da depressão, ansiedade e estresse que comprovem a sua efetividade em acadêmicos ainda é insuficiente visto que poucos ensaios clínicos para este tipo de intervenção foram conduzidos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR