Os cuidados interdisciplinares em pacientes pós AVE: revisão integrativa
Palavras-chave:
Stroke-care, Interdisciplinary, MultidisciplinaryResumo
Objetivo: Investigar os impactos dos atendimentos interdisciplinares, de modo que possa observar o indivíduo de maneira holística, identifica quais os profissionais envolvidos no processo de cuidados pós AVE, através do fortalecimento, reabilitação musculoesquelética, autonomia e autoestima. Métodos: Esta pesquisa consiste numa revisão integrativa da literatura com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram pesquisados artigos nas Bases de Dados: PubMed, Scielo e Capes, através dos descritores: “Stroke-care”, “Multidisciplinary” e “Interdisciplinary”. Para obter um maior número de artigos na busca foram utilizadas as expressões booleanas AND/OR. A critério de seleção os artigos deveriam ser em português, espanhol e inglês, revisão sistemática, publicados entre 2018 e 2023, estivessem disponíveis na íntegra e abordassem o manejo interdisciplinar nos cuidados pós-AVE. Resultados: A partir das buscas, foram encontrados 77 artigos, contudo, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 6 artigos, desses 5 foram selecionados para realizar esta revisão. Conclusão/Considerações finais: Durante a pesquisa, foi possível averiguar que os artigos visam normalmente as mesmas especialidades, medicina, fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia. Contudo, outras áreas da saúde como, odontologia, psicologia, nutricionista e terapia ocupacional, que deveriam fazer parte desta junta profissional. Assim, o paciente seria assistido como um todo e tendo todas as suas necessidades atendidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR