Reabilitação do ombro pós AVE com uso de tecnologia assistiva: Revisão sistemática
Palavras-chave:
Reabilitação, Ombro, Tecnologia Assistiva, AVE, DispositivoResumo
Objetivo: Rever a literatura atual para identificar como a tecnologia assistiva tem sido utilizada na reabilitação do ombro pós AVE e avaliar seus resultados. Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Web of Science, IEEE, PMC e Science Direct. As palavras-chave utilizadas foram: “Reabilitação”, “Ombro”, “Tecnologia Assistiva”, “AVE” e “Dispositivo”. Na pesquisa inicial um total de 1.791 artigos foram encontrados. Após a leitura do título e do resumo, os artigos que foram relacionados ao assunto foram avaliados por dois revisores de forma independente por meio da escala de classificação PEDro. Assim, 11 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para o presente estudo. Resultados: Nos onze artigos foram identificados nove dispositivos após a seleção com dois exoesqueletos e sete efetores finais. Os resultados mostraram que os pacientes que utilizaram os dispositivos assistidos obtiveram ganho de amplitude de movimento, funcionalidade e diminuição da dor. Conclusões: Pode-se verificar que a reabilitação robótica assistida apresenta efeitos positivos na recuperação funcional do ombro de pacientes que sofreram acidente vascular encefálico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR