Retenção do conhecimento acerca das técnicas de primeiros socorros entre graduandos de medicina
Keywords:
Técnicas de primeiros socorros, Estudantes de medicina, Suporte Básico de Vida, Retenção de conhecimentoAbstract
Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento entre estudantes de medicina em relação às técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV). Métodos: Realizou-se uma revisão da literatura no Google Scholar, PubMed e Scielo, utilizando descritores e critérios de seleção. Analisamos a retenção de conhecimento em SBV, considerando conhecimento prévio, desempenho pós-treinamento e retenção após 1 e 2 anos de treinamento. Resultados: Observamos variações no conhecimento prévio de SBV nos estudantes. Destacam-se desempenhos superiores em Pará e Puducherry, com precisão de 34,40% em Amravati. A proficiência pós-treinamento geralmente acima de 50%, aumentando em 7% em Pará e 32,3% em Puducherry. As taxas de erro, especialmente no Reino Unido, foram significativas imediatamente após o treinamento e aumentaram após 1 ano, com 20,6% em Amravati. Após dois anos, houve variações, com uma redução significativa de 18% em Nijmegen (Países Baixos). O treinamento em SBV foi eficaz, com boa retenção em curto prazo, enfatizando a necessidade de reforço contínuo em 18 a 24 meses. Conclusão: Cursos de SBV melhoram o desempenho do estudante. Revisões espaçadas em cursos obrigatórios são essenciais convertendo memória de curto prazo em longo prazo. São necessários mais estudos para compreender o impacto dos métodos de ensino na retenção de conhecimento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR