O pátio escolar: uma oportunidade de conhecer a natureza

Autores/as

  • Patricia Rodrigues da Silva Universidade de Mogi das Cruzes
  • Angelica Lucas Bezerra Universidade de Mogi das Cruzes
  • Maria Santina de Castro Morini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Renata Jimenez de Almeida Scabbia Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Biodiversidade, Desemparedamento da escola, Morfologia Vegetal, Políticas Públicas

Resumen

Objetivo: desenvolver material didático para atividades práticas, com informações sobre as árvores encontradas no pátio da Escola Municipal João Antonio Batalha, no município de Mogi das Cruzes, SP. Métodos: Foram coletadas amostras de material vegetativo (ramos e folhas) das espécies vegetais de diferentes hábitos (arvore, arbustos e herbáceas), que se encontravam no pátio da escola e utilizados caracteres vegetativos, como a forma, a margem, o ápice e a base do limbo para elaboração da chave de identificação ou chave dicotômica. Resultados: Foram encontradas 11 espécies, seis árvores (amoreira, araçazeiro, aroeira-salsa, goiabeira, limoeiro e pata-de-vaca), dois arbustos (azaléia e roseira) e três herbáceas (manjericão, quebra-pedra e poejo). A chave dicotômica foi composta por 10 passos. Foi elaborado Glossário com as características das folhas, para facilitar a utilização da chave. Conclusão: Apesar do pátio fornecer possibilidades que contribuem para o desemparedamento da escola, os conhecimento em Botânica são pouco explorados, Tais iniciativas aliadas a Educação Ambiental enriquecem a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

da Silva, P. R., Bezerra, A. L., Morini, M. S. de C., & Scabbia, R. J. de A. (2023). O pátio escolar: uma oportunidade de conhecer a natureza. Revista Científica UMC, 8(3), e080300038. Recuperado a partir de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1974

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>