Um olhar sobre as desigualdades educacionais em Mogi das Cruzes

Autores/as

  • Patricia Midori Aihara Narumi Universidade de Mogi das Cruzes
  • Érica Cristina dos Santos Bessa Universidade de Mogi das Cruzes
  • Eligiane Pinheiro Pena Universidade de Mogi das Cruzes
  • Silvia Martini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Renata Jimenez de Almeida Scabbia Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Indicador de Nível Socioeconômico, Plano Nacional de Educação, Desigualdades Educacionais

Resumen

Este artigo visa verificar a relação entre o indicador socioeconômico, a localização geográfica e as notas do Ideb das 56 escolas municipais dos iniciais do ensino fundamental de Mogi das Cruzes (SP), participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 2021 e analisar as possíveis disparidades educacionais entre essas escolas contribuindo para que todas alcancem nota maiores ou iguais a 6,0 atingindo a Meta 7 do PNE até 2024. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) são dados construídos a partir dos resultados de 2021 do SAEB e utilizados neste estudo. A plataforma Google Maps foi utilizada para medir o percurso em km das escolas até o centro de Mogi das Cruzes, serviu de base para identificar a localização das escolas. Os resultados apontaram que o Inse e a localização das escolas foram fatores relevantes, mas não determinantes para a obtenção da nota do Ideb e as escolas que não atingiram a Meta necessitam intervenções educacionais e sociais específicas, a fim de diminuir as desigualdades educacionais para que todas as escolas, deste estudo, atinjam a Meta do Plano Nacional de Educação até 2024.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Narumi, P. M. A., Bessa, Érica C. dos S., Pena, E. P., Martini, S., & Scabbia, R. J. de A. (2023). Um olhar sobre as desigualdades educacionais em Mogi das Cruzes. Revista Científica UMC, 8(3), e080300085. Recuperado a partir de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/2027

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2