Um olhar sobre as desigualdades educacionais em Mogi das Cruzes
Palavras-chave:
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Indicador de Nível Socioeconômico, Plano Nacional de Educação, Desigualdades EducacionaisResumo
Este artigo visa verificar a relação entre o indicador socioeconômico, a localização geográfica e as notas do Ideb das 56 escolas municipais dos iniciais do ensino fundamental de Mogi das Cruzes (SP), participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 2021 e analisar as possíveis disparidades educacionais entre essas escolas contribuindo para que todas alcancem nota maiores ou iguais a 6,0 atingindo a Meta 7 do PNE até 2024. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) são dados construídos a partir dos resultados de 2021 do SAEB e utilizados neste estudo. A plataforma Google Maps foi utilizada para medir o percurso em km das escolas até o centro de Mogi das Cruzes, serviu de base para identificar a localização das escolas. Os resultados apontaram que o Inse e a localização das escolas foram fatores relevantes, mas não determinantes para a obtenção da nota do Ideb e as escolas que não atingiram a Meta necessitam intervenções educacionais e sociais específicas, a fim de diminuir as desigualdades educacionais para que todas as escolas, deste estudo, atinjam a Meta do Plano Nacional de Educação até 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR