Revisão integrativa sobre jogos em análise do comportamento
Palavras-chave:
Jogos, Análise do Comportamento, Behavior AnalysisResumo
Objetivo: Investigar o que tem sido publicado sobre jogos analógicos, digitais ou educativos em Análise do Comportamento. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa através dos seguintes descritores: Games e Jogos, nos seguintes Periódicos de Análise do Comportamento: Revista Brasileira de Análise do Comportamento, Revista Perspectivas em Análise do Comportamento e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Foram selecionados somente artigos em português, publicados entre 2013 e 2023, que abordaram o tema jogos segundo a perspectiva Behaviorista Radical. Resultados: Foram selecionados 17 artigos, sendo 1 relato de caso, 3 apresentações de tecnologia exclusiva, 5 revisões da literatura e 8 pesquisas de campo. Os artigos apontaram que os jogos, quando embasados em Análise do Comportamento, utilizam feedback visual, sonoro, verbal como reforçador aos comportamentos desejados. Além disso, estudos apontam que consequências reforçadoras podem interferir no engajamento da atividade e também nas relações sociais, no caso de jogos com multijogadores. Considerações finais: Os jogos educativos facilitam, apoiam e promovem a aprendizagem, tornando-se instrumentos importantes para análise e controle do comportamento, além de uma estratégia para aumentar o envolvimento dos indivíduos, melhorando certas habilidades, oferecendo contexto à aprendizagem, gerando engajamento e, consequentemente, mudanças no comportamento e socialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR