Desenvolvimento de um ambiente virtual para o treinamento do equilíbrio postural de idosos
Palavras-chave:
Equilíbrio em idosos, Gameterapia, Plataforma de força, Realidade VirtualResumo
Objetivo: Desenvolver um sistema de treinamento de equilíbrio em realidade virtual, com integração de uma plataforma de força. Métodos: No desenvolvimento do jogo, foi empregado a utilização de diagramas de casos de uso para identificar as operações essenciais do software, a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) para representação visual e documentação do software, e diagramas de classes e objetos para mostrar a estrutura e instância das classes do jogo. Além disso, testes de requisitos funcionais foram conduzidos para garantir que o jogo atendesse aos critérios de design. Resultados: Os resultados do jogo incluem a criação de um ambiente imersivo em realidade virtual, onde os jogadores usam uma plataforma de força para controlar o equilíbrio. Os dados do jogador são coletados, incluindo nome, idade e sexo, gerando um arquivo de log com informações sobre o desempenho, como tempo de treinamento e pontuações nos alvos. No entanto, são necessárias pesquisas futuras para confirmar a eficácia dessa abordagem com a população idosa. Com isso o jogo torna-se uma base promissora para desenvolvimentos futuros no treinamento de equilíbrio postural. Conclusão: O estudo revelou que o uso de jogos em ambientes de realidade virtual pode melhorar o equilíbrio em idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR