O pátio escolar: uma oportunidade de conhecer a natureza
Palabras clave:
Biodiversidade, Desemparedamento da escola, Morfologia Vegetal, Políticas PúblicasResumen
Objetivo: desenvolver material didático para atividades práticas, com informações sobre as árvores encontradas no pátio da Escola Municipal João Antonio Batalha, no município de Mogi das Cruzes, SP. Métodos: Foram coletadas amostras de material vegetativo (ramos e folhas) das espécies vegetais de diferentes hábitos (arvore, arbustos e herbáceas), que se encontravam no pátio da escola e utilizados caracteres vegetativos, como a forma, a margem, o ápice e a base do limbo para elaboração da chave de identificação ou chave dicotômica. Resultados: Foram encontradas 11 espécies, seis árvores (amoreira, araçazeiro, aroeira-salsa, goiabeira, limoeiro e pata-de-vaca), dois arbustos (azaléia e roseira) e três herbáceas (manjericão, quebra-pedra e poejo). A chave dicotômica foi composta por 10 passos. Foi elaborado Glossário com as características das folhas, para facilitar a utilização da chave. Conclusão: Apesar do pátio fornecer possibilidades que contribuem para o desemparedamento da escola, os conhecimento em Botânica são pouco explorados, Tais iniciativas aliadas a Educação Ambiental enriquecem a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica UMC
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR