Ferramenta computacional para auxiliar na criação e aplicação de questionários em indivíduos com transtorno do espectro autista

Autores/as

  • Douglas Vilela de Oliveira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Richard Ribeiro Brancato de Souza Universidade de Mogi das Cruzes
  • Jany Mazini Fontes Universidade de Mogi das Cruzes
  • Silvia Martini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Marcia Aparecida Silva Bissaco Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista, Teste Psicológico, Framework, Ferramenta Computacional

Resumen

Objetivo: Este artigo apresenta uma ferramenta computacional com interface amigável capaz de apoiar a criação e aplicação de diferentes tipos de questionários por profissionais tais como testes para anamnese e questionários para realizar o acompanhamento de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Método: No processo de desenvolvimento foi levado em conta as características e habilidades particulares as pessoas com algum grau de acometimento do TEA, bem como os conceitos de Engenharia de software, Linguagem de Modelagem Unificada, Qualidade de Software (normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598) e testes psicológicos. Para validação os requisitos implementados, foram realizados testes de software. Resultados: O software permite cadastrar as pessoas que vão realizar os testes, elaborar os questionários com perguntas de múltiplas escolhas, imagens e áudios, além de aplicá-los e obter relatórios detalhados sobre o desempenho daqueles que realizaram os testes. Considerações finais: O software desenvolvido pode ser uma ferramenta útil para apoiar profissionais da saúde no desenvolvimento e aplicação de questionários personalizados para pacientes com TEA e outras condições.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

de Oliveira, D. V., de Souza, R. R. B., Fontes, J. M., Martini, S., & Bissaco, M. A. S. (2023). Ferramenta computacional para auxiliar na criação e aplicação de questionários em indivíduos com transtorno do espectro autista. Revista Científica UMC, 8(3), e080300051. Recuperado a partir de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1987

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