Vetores de pressão em uma unidade de conservação na Serra do Itapeti
Palavras-chave:
Mata Atlântica brasileira, unidade de conservação municipal, urbanizaçãoResumo
Objetivo: Analisar os vetores de pressão relatados e praticados por moradores da zona de amortecimento do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, que é uma Unidade de Conservação de proteção integral, localizada na Serra do Itapeti. Métodos: O caráter da pesquisa é exploratório descritivo quali-quantitativo de corte transversal. Os dados primários foram coletados por meio da aplicação de um questionário. Resultados: Os moradores citam desmatamento, queimada, lixo e caça de animais silvestres como vetores de pressão que prejudicam a Unidade de Conservação. Praticamente todos os vetores de pressão citados pelos moradores estão relacionados ao processo de urbanização que está ocorrendo na zona de amortecimento, mesmo diante de um conjunto de legislações ambientais que protegem o local e a região onde a unidade de conservação está inserida. Conclusão: O uso da gestão participativa, e discussão sobre os impactos negativos relatados pelos moradores, devem servir de base para a criação de estratégias de manejo e conservação que sejam efetivas para a maior área de preservação de vegetação nativa existente no município de Mogi das Cruzes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR