Um olhar sobre as desigualdades educacionais em Mogi das Cruzes
Keywords:
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Indicador de Nível Socioeconômico, Plano Nacional de Educação, Desigualdades EducacionaisAbstract
Este artigo visa verificar a relação entre o indicador socioeconômico, a localização geográfica e as notas do Ideb das 56 escolas municipais dos iniciais do ensino fundamental de Mogi das Cruzes (SP), participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em 2021 e analisar as possíveis disparidades educacionais entre essas escolas contribuindo para que todas alcancem nota maiores ou iguais a 6,0 atingindo a Meta 7 do PNE até 2024. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) são dados construídos a partir dos resultados de 2021 do SAEB e utilizados neste estudo. A plataforma Google Maps foi utilizada para medir o percurso em km das escolas até o centro de Mogi das Cruzes, serviu de base para identificar a localização das escolas. Os resultados apontaram que o Inse e a localização das escolas foram fatores relevantes, mas não determinantes para a obtenção da nota do Ideb e as escolas que não atingiram a Meta necessitam intervenções educacionais e sociais específicas, a fim de diminuir as desigualdades educacionais para que todas as escolas, deste estudo, atinjam a Meta do Plano Nacional de Educação até 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR