Transição do profissional Auxiliar ou Técnico de Enfermagem para a função de Enfermeiro: desafios e estratégias para o êxito profissional
Palavras-chave:
Estratégias, Transição de Cargos, EnfemeiroResumo
Objetivo: Descrever como ocorre a transição de papéis de profissionais que atuam como Auxiliares ou Técnicos de Enfermagem para o cargo de Enfermeiro, dentro das instituições de saúde. Métodos: Esse é um estudo de revisão da literatura do tipo integrativa realizado na Biblioteca Virtual em Saúde, tendo como critérios de inclusão: textos completos, em português e publicados nos publicados nos últimos 10 anos. Revisão Bibliográfica: Por meio da amostra (n=19) foi possível elencar três categorias temáticas: Processo de transição de carreira dentro das instituições de saúde, que evidenciou que o processo demanda da existência de vagas disponíveis,; Anseios e dificuldades apresentadas pelos profissionais mediante a transição de carreira e/ou mudança de cargo, demonstrando que a insegurança e o medo são os principais sentimentos manifestados pelos enfermeiros e; Estratégias utilizadas para o enfrentamento das dificuldades e desafios mediante a transição de carreira, apontando para os programas de residencia na enfermagem. Conclusão: o processo de transição de Auxiliares ou Técnicos de Enfermagem para o cargo de Enfermeiro demanda de requisitos relacionados às instituições de saúde e ao próprio profissional de enfermagem. As limitações desse estudo estão na escassez de publicações sobre a transição de carreira no âmbito de instituições públicas de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR