Profissão e condições de trabalho como fatores de risco cardiovascular em profissionais da área da saúde
Palavras-chave:
Fatores de risco, Doenças cardiovasculares, Profissionais da SaúdeResumo
Introdução: Dentre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), maiores causas de óbitos e agravos no Brasil, as doenças cardiovasculares (DCVs) se destacam como elementos de atenção nesse cenário. No que tange os profissionais da saúde, observam-se inúmeros fatores predisponentes ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, seja no âmbito físico, seja no âmbito psíquico. Objetivo: Analisar e correlacionar aspectos fisiológicos e de qualidade de vida de profissionais da saúde como fator de risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares por meio de uma revisão de literatura. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica acerca da relação entre os riscos cardiovasculares provenientes das diferentes profissões no setor da saúde, incluindo fatores inerentes à profissão, como as longas horas trabalhadas e o estresse intrínseco, com foco em médicos e enfermeiros. Resultados: A maioria dos estudos indicaram maior prevalência de riscos cardiovasculares e fatores associados nos trabalhadores do sexo masculino, de maneira que estes apresentaram maior prevalência de dislipidemia, hipertensão, síndrome metabólica, sobrepeso, obesidade e tabagismo. Conclusão: doenças cardiovasculares apresentam maior prevalência em homens. Além disso, observou-se que o aumento da idade está intrinsecamente relacionado ao aumento dos fatores de risco para o desenvolvimento de DCVs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR